quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mais uma vitória de Pirro

Foram colocados 1.250 milhões de euros da dívida pública. 80% dos compradores são estrangeiros. Obrigações a 10 anos à taxa de juro de 6,716%. Segundo vários analistas um valor totalmente incomportável para uma economia que vai entrar em recessão em 2011 e que tem crescido 0,5% ao ano nos últimos dez anos. E se a economia não cresce como vamos pagar e sair deste atoleiro?
Cerca de 2/3 do IRS são para pagar juros da dívida ao exterior e Bagão Félix é peremptório: estamos a endividar-nos para empobrecer não para investir.
Moral da história: estamos falidos e ninguém o quer assumir publicamente. Talvez com medo que os portugueses se passem dos "carretos" e comecem a pedir contas a quem levou o País a esta situação. Quer isso aconteça ou não, de uma coisa temos a certeza: a venda da dívida, é mais uma vitoria de Pirro a que outras se seguirão que vão deixar muitos cadáveres pelo caminho para gáudio e engorda dos abutres do costume!...


Pós texto: Só depois de ter publicado esta postagem é que me dei conta no jornal I que o Nobel da Economia, Krugman, rotulou de "Leilão de acções pírrico" a nossa venda da dívida pública. O meu título sobre o mesmo tema pode parecer plágio, mas não é. Pensei ainda em retirar o texto, mas acabo por mantê-lo porque se tratou de pura coincindência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.