terça-feira, 1 de maio de 2012

Viva o 1º de Maio


(Rancho 1º de Maio de Tavarede a comemorar com brio o dia do trabalhador)

Hoje, 1º de Maio cinzento e chuvoso na Figueira, prenúncio da continuação de maus dias para os trabalhadores portugueses que, apesar de tudo, comemoram este dia histórico.
Com centrais sindicais divididas, mais por interesses partidários do que pelo verdadeiro interesse do mundo do trabalho, o país enfrenta a taxa mais elevada de desemprego dos últimos 40 anos, atingindo a média de 50 desempregados por dia.
Sem trabalho não há riqueza, nem progresso e desenvolvimento. Por isso o 1º de Maio devia ser o corolário do entendimento e da convergência do capital, necessário ao investimento, mas que se deseja de rosto humano, e do trabalho que dignifica o cidadão. Ao contrário, tem sido a comemoração de lutas constantes que nunca foram fáceis.

Na actual e difícil conjuntura que o país atravessa devido a políticas erradas e ao saque de certas elites, a tróica é quem manda com as consequências que estão à vista de todos. Bastar-nos-ia a vergonha de sermos governados por estranhos, mas temos de suportar ainda o pesado fardo do apertar do cinto que é imposto aos mesmos de sempre.

O capital e o trabalho têm de ser solidários, servir o país e o bem comum.

Viva o 1º de Maio.

(Clicar na foto)

2 comentários:

  1. Caro Zé Foz
    Existe uma expressão popular que nos diz "O seu a seu dono"
    E dando voz a isso mesmo o meu amigo na foto que edita neste post identifica o "Rancho da SIT" o que não é verdade. O Rancho que de facto a imagem representa foi constituido por um grupo de Mulheres de Tavarede que quiseram cumprir a tradição. Desfilaram com a Bandeira da Junta de Freguesia e ensaiaram no Centro de Dia de Tavarede já que a SIT não lhes pode proporcionar condições nem tampouco ceder-lhe instalações para ensaio.
    Como disse inicialmente "O seu a seu dono"
    BN

    ResponderEliminar
  2. Caro (anónimo) BN
    Já me tinha apercebido do lapso depois de ampliar a imagem. A bandeira é de facto da Junta de Freguesia e não da SIT. Já emendei o rodapé da foto. Parece-me que podemos chamar-lhe: Rancho 1º de Maio de Tavarede.
    Só podemos agradecer a este grupo de Mulheres a sua vontade e carolice para não deixar morrer a tradição.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.