terça-feira, 10 de julho de 2012

Sugestão pertinente


(José da Silva Ribeiro)

Demos conta aqui de uma sugestão que vai no sentido de atribuir o nome do Mestre José da Silva Ribeiro ao novo Centro Escolar de Tavarede.
A sugestão além de pertinente é justa e, sendo feita pelo Dr. Melo Biscaia conhecido figueirense e advogado da nossa terra, cuja actividade como cidadão e jurista é digna dos maiores encómios, deixa pouco lugar a reticências, na nossa modesta opinião.

Aparentemente o único óbice para tão justa atribuição é o facto de o Mestre não ter sido professor em termos oficiais no Ensino Público. Mas este é um pormenor que não impede nem deslustra o acto de justiça. Antes pelo contrário

É preciso não esquecer que o Mestre José da Silva Ribeiro, além de ter sido considerado um dos expoentes máximos do teatro amador em Portugal, foi “o responsável pela educação, instrução e cultura de algumas gerações de conterrâneos seus”.  E este “magistério” foi exercido também, de algum modo, na colectividade (SIT) que durante mais de 30 anos teve uma escola nocturna onde era ministrado o ensino das primeiras letras, frequentada em especial por adultos”.  
A sua acção foi tão relevante em tantos e variados aspectos da sua vida, que “foi homenageado com a “Ordem da Liberdade” que lhe foi imposta pelo General Ramalho Eanes, presidente da República, com a “Medalha de Mérito -Ouro – da Figueira que recebeu das mãos do Secretário de Estado da Cultura, Prof. Doutor David Mourão Ferreira e com a “Medalha de Mérito Cultural” atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura a título póstumo em 1987.”
Em termos pedagógicos parece não ser fácil fazer melhor escolha.

E o que é essencial, como diz o autor da sugestão,” é que os estabelecimentos de ensino tenham o nome de alguém que seja referência cívica, política e cultural”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.