quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Lição à Alemanha


A adesão de Portugal à UE resultou nalguns benefícios para o País, mas levou ao abandono ou regressão do nosso processo produtivo em áreas fundamentais, tais como a agricultura, as pescas, a construção  e reparação navais, etc. Não sei se teria de ser assim, mas esta política da UE tem sido perversa para os pequenos países. Aliás, como o atestam a falta de crescimento da nossa economia e o nosso brutal endividamento  que obriga o actual governo às privatizações, eufemismo de "venda a retalho do País", do que resta de áreas estratégicas nacionais aos interesses estrangeiros, como se diz por aí.
É óbvio que a maior culpa da situação em que o País se encontra se deve a políticas erradas, aos procedimentos movidos por interesses e conluios partidários de alguns dos nossos "bem-pensantes" políticos, que levaram aos compromissos com a troika e à nossa dependência do BCE e FMI.  Mas a austeridade e a falta de solidariedade é um erro que pode fazer sair Portugal da UE. A liderança da Alemanha e a sua potencial e antiga pretensão hegemónica, fazem desconfiar, também, alguns dos seus  parceiros europeus que poderão seguir o mesmo caminho, pondo fim, deste modo, ao tão decantado projecto da união europeia.
Disso mesmo falou Helmut Schmidt no seu discurso no congresso do SPD em 4 de Dezembro de 2011 em Berlim, que é uma extraordinária "Lição à Alemanha" e que pode ser lido aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.