quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O que dizia Eça de Queiroz em 1867

Política de interesse

 Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse.
A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva.
À escalada sobem todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos (...) todos querem penetrar na arena, ambiciosos dos espectáculos cortesãos, ávidos de consideração e de dinheiro, insaciáveis dos gozos da vaidade.

Eça de Queiroz, in Ditrito de Évora

Com as necessárias adaptações onde avulta o facto de agora, homens inteligentes e sérios não se quererem meter na política, salvo alguns raros exemplos, aí temos um retrato dos políticos de hoje. 
Eça de Queiroz, que via muito para lá do seu tempo, sabia bem de que massa eram feitos os governantes domésticos e o que verdadeiramente os levava, e leva, a entrar na vida política.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.