terça-feira, 10 de setembro de 2024

Queres fiado? Toma!

 


Queres fiado? Toma! Desde 1875.

"A figura do zé-povinho a fazer o gesto do manguito, tinha uma legenda de marca: "Queres fiado? Toma! Criado pelo humorista e artista plástico Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905, o zé-povinho tornou-se a caricatura do português, ignorante, bronco, desconfiado, mas facilmente manipulado. Surge nas inúmeras desenhadas por Bordalo como o povo vítima do poder..., e que hoje ainda o é...até ao dia em que se levantar e deitar abaixo a albarda e com ela todos os que engordam à custa do seu trabalho. Nas Caldas da Rainha onde tinha um ateliê de cerâmica, Bordalo também o criou, em barro, com forma de tinteiro, cinzeiro ou simples estatueta.
O primeiro zé-povinho apareceu na revista satírica A Lanterna Mágica, em 1875, mas o desenho acompanharia Bordalo por todas as revistas onde o artista andou. Zé-povinho: sempre crítico aos partidos, fosse ele regenerador ou progressista, que permutavam entre si o poder, fazendo-hes o manguito, o seu gesto preferido, ou outro gesto do zé, coçando com a mão o cabelo farto, hesitante, eterno enganado.
"Um dia virá talvez em que ele mude de figura e mude também de nome para, em vez de se chamar zé-povinho, se chamar simplesmente POVO, desejou um seu contemporâneo, João Ribaixo, aliás, Ramalho Ortigão. «Um dia...virá.«Virá?"
In: Frases que fizeram a História de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.