quarta-feira, 31 de março de 2010

Cada português deve 18.000 € ao estrangeiro

"O País consome mais do que produz" e "está a viver à custa das poupanças dos estrangeiros", pedindo emprestado, alertam os economistas. Resultado: em média, cada português deve 18,3 mil euros aos banqueiros estrangeiros, mais 1750 euros que há um ano. Ou, fazendo outras contas, só para "limpar" a dívida, os portugueses necessitavam de trabalhar um ano e 42 dias."

"Portugal está penhorado ao estrangeiro." A frase, dramática, ilustra o endividamento das famílias, empresas e Estado ao longo dos últimos anos. A dívida líquida (descontando a dívida dos estrangeiros a Portugal) contraída aos grandes bancos europeus excede a riqueza do País (PIB) em 11,7%, atingindo uns impressionantes 182,7 mil milhões de euros, um agravamento anual de 9,5%." - Ler aqui e ter particular atenção aos comentários feitos.

Nota do autor:
As opiniões de alguns comentários, não reflectem, necessariamente, o mesmo que penso sobre o que se passa no meu País. Todavia, acredito que muito do que está a acontecer se deve ao fenómeno da corrupção e do despesismo excessivo, que afectam o próprio Estado, e do chamado "POLVO", esse insaciável cefalópode, personificado pelos suspeitos da "face oculta", que está a ser combatido pelas autoridades judiciárias.

1 comentário:

  1. A noção de défice e de dívida pública nem sempre é compreendida pelas pessoas menos ligadas a estes temas. O défice existe quando as receitas de qualquer orçamento, são ultrapassadas pelo total das despesas.
    Ao total acumulado pelos défices do Estado, dá-se o nome de dívida pública.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.