sábado, 21 de maio de 2011

Passeio à Pérola do Atlântico

De 16 a 19 de Maio fui numa excursão do IASFA à ilha da Madeira, constituída por 39 pessoas oriundas de diversas regiões, nomeadamente de Coimbra, Viseu e Figueira da Foz.
O embarque foi feito no aeroporto da Portela em Lisboa, pelas 12H00 em avião da TAP. A maioria do pessoal era já conhecida de outras andanças menos turísticas (Angola, Moçambique, Guiné, etc.) e de passeios mais recentes, pelo que não foi necessário cartão de apresentação.
Foi a segunda vez que visitei a Madeira, pois já lá estivera há cerca de dez anos, e confesso que fiquei surpreendido com o surto de desenvolvimento ocorrido neste período de tempo.
Apesar das recentes cheias de 20 de Fevereiro de 2010 que foram consideradas o maior desastre natural na região nos últimos 100 anos, já não existem vestígios da tragédia que se abateu sobre o povo madeirense naquele dia fatídico, o que atesta bem da sua a vontade e determinação para vencer as adversidades da vida.


O arquipélago da Madeira que tem como capital a cidade do Funchal, começou com a descoberta do Porto Santo pelos navegadores portugueses em 1418 que no ano seguinte rumaram para a Madeira, tendo criado a primeira capitania “em Machico, uma baía de águas calmas, frente a um vale profundo, verdejante e soalheiro de rara beleza”.


Aliás, por aquilo que nos foi dado ver (a mim mais uma vez) toda a ilha da Madeira é um lugar de rara beleza que continua a fazer jus ao nome de Pérola do Atlântico.


A seguir algumas fotos que recolhi com a minha pouca habilidade de fotógrafo:

(Câmara de Lobos)


(Aqui pintou Winston Churcill)

(A cara metade)
(Assistente social, Drª. Graça)


(Dois aspectos do Cabo Girão o mais alto da Europa (580 mts.) e o 2º mais alto do mundo)


(Porto Moniz)




(Casas típicas de Santana)


(Machico com uma pequena praia dourada artificial)

(A nossa guia madeirense, Sofia, no jardim botânico do Funchal, profissional competente e muito simpática)


(Descanso para um cafézinho)

(A pensar no regresso?)


(Um hóspede do Jardim Botânico do Funchal)

(Idem)


(A arte e beleza dos bordados da Madeira)



(Um aspecto do mercado do Funchal)
(Prova de vinhos)


(Idem)


(Almoço na Marina do Funchal)


(Restaurante na marina, sui generis, barco dos ex-beatles)


Visitámos Câmara de Lobos, Cabo Girão, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Encumeada, Paúl da Serra, Porto Moniz, São Vicente, Santana, Pico Ruivo, Faial e Pico do Areeiro; Porto da Cruz, Portela, Machico, Ponta de S. Lourenço, Santa Cruz, Camacha e outros belos locais que não me ocorrem.
Depois de termos visto as belas paisagens da Madeira e degustado os seus típicos  pratos regionais e vinhos, durante três dias que nos pareceram poucos, regressámos no dia 19 pelas 18H30 em avião da TAP, com destino ao aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, onde chegámos, pontualmente, às 20H15.
Nesta excelente estadia houve um pormenor que falhou, mesmo depois de se ter falado nele. Não se tirou a fotografia de grupo que seria uma boa recordação a juntar a tantas outras!

(Clicar nas fotos para zoom)

3 comentários:

  1. No aproveitar é que está o ganho!...
    Antes que implementem as medidas da troika...
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Lá terá que ser, meu caro, mas aproveitar como mandam as regras...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Porque é que o yatch dos ex-beatles está a servir de restaurante na marina do Funchal?
    Diz-se que os famosos beatles estiveram na Madeira largo tempo e que não teriam pago taxas portuárias nem a estadia no hotel(?!).
    O barco ficou para pagamento das dívidas e mais tarde foi adaptado para restaurante (The Vagrant) que é muito frequentado por mirones e românticos de todo o lado.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.