segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Clube dos liberalões

"A luta de classes, senhor ministro, não é coisa coberta pelo pó da História. Os novos tempos, em que os direitos e os rendimentos de quem trabalha são reduzidos a favor do capital, hão-de ressuscitá-la. "

2 comentários:

  1. O irónico da coisa, é que o primeiro a "dizer" que a luta de classes já não é o que era, é o próprio PC. Basta olhar para os deputados. Compara-se a composição social, entre os deputados do PC dos meados de 70 e inicios de 80, e os actuais. Além de serem bem menos (a democracia é lixada, por isso os partidos comunistas nunca a defenderam) é comparar quantos operários eram deputados nessa altura, e quantos o são agora. Até nos deputados do PC a luta de classes já não é o que era. Noutros tempos, o deputado do PC a quem se dirigiu o Ministro, era um operário, ou coisa que o valha. Não um distinto economista.

    ResponderEliminar
  2. Já dizia Churchill que "a desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas e a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias".
    Concordando, só em parte, com este conceito, creio que hoje os trabalhadores, indiferenciados ou não, não se revêem nas lutas do passado, mas também não querem ser vítimas do antagonismo dos dois sistemas, ambos iníquos. Tem de haver novas formas de acção para que ambas as partes se entendam e se respeitem. É fundamental que assim seja e é na prossecução destes objectivos que a força laboral tem de insistir para que a redistribuição da riqueza se faça de forma mais equitativa, logo, menos desumana.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.