quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Os privados e a Escola Pública

"Os privados a encherem-se e a Escola Pública a perder alunos"



Dói até à alma ver isto, o que de resto "muitos de nós já sabíamos ou desconfiávamos", como diz o blogue conterrâneo Outramargem.

4 comentários:

  1. Preparam-se para acabar com a escola pública, tal como acabaram com a classe média, preparam o abandono escolar, porque só os ricos vão ter direito ao ensino e preparam-se para continuar a mandar professores para o desemprego, ou arriscam-se a ir para os privados fazer de pintores, jardineiros, cozinheiros, trolhas, obedecendo ao comando dos barrigas cheias.

    ResponderEliminar
  2. Sr. António Querido.E querem acabar com a Escola Pública porquê? Porque os colégios privados inflacionam as notas dos alunos contra o parecer dos próprios professores, para fazerem do ensino um negócio chorudo. Porque alguns directores podem aparecer "quase todos os dias na escola com carros diferentes de topo de gama", como é o caso, referido no vídeo, do director do colégio de S. Mamede, proprietário de vários carros: jaguar,porche,rolls royce, land rover, mercedes benz, volvo, etc. Temos um caso idêntico de um colégio privado, bem perto da Figueira, que possue uma frota de autocarros para todos os fins, obviamente pagos com o dinheiro dos contribuintes. E todo este regabofe começou no tempo do Guterres. Mas, até estou de acordo com aquela professora que diz que os colégios privados podem existir,não com os dinheiros públicos, mas com as suas próprias receitas

    ResponderEliminar
  3. Este mesmo colégio privado, com cobertura de toda a classe política, nacional, distrital e concelhia, consegiu em 1997, um verdadeiro "mapa côr de rosa" numa carta educativa que é uma vergonha para o concelho, uma divisão em benefício próprio, traçado num mapa do concelho a marcador, passados 15 anos os pais dos alunos do 2º e 3º ciclos, residentes nas freguesias de Ferreira-a-Nova e Moinhos da Gândara, teem que pagar transporte escolar em pleno ensino obrigatório, quando o pré-escolar e 1º ciclo são efectuados em escolas que pertencem ao mesmo agrupamento de escolas públicas.
    A DREC nem se digna ao diálogo, para corrigir uma tremenda injustiça, pois não me lembro de os pais serem consultados, sobre a escolha do ensino para os seus filhos.
    Se calhar eu é que estou errado...e esta gente certa!!! Grandes negócios com o bolso dos outros são assim.

    ResponderEliminar
  4. A propósito,sabe-se que o dono desse mesmo colégio (s) privado (s), também envolvido em negócios imobiliários, chegava a ter a lata de propôr a alguns professores (em desespero de causa por colocação) a compra de andares seus para conseguirem lugar nos seus colégios.Se um indivíduo destes alguma vez teve princípios, a ganância desqualificou-o por completo como cidadão e mais ainda como educador.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.