sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A República das Putas



Com o título acima, João Magueijo (Físico teórico do Imperial College em Londres) escreve na edição impressa do Público de hoje, subordinado ao tema "que valores para 2013?", sobre o “sentimento de um país traído, entregue ou vendido a uma ideologia questionável” e o valor dominante do dinheiro hoje...

“Os usurários mundiais nem sequer construíram túneis inúteis, construíram castelos de valores inexistentes, que continuam a crescer e a alimentar a sua ganância..."

Depois desta metáfora o autor estabelece ainda uma analogia com a ex-falsária D. Branca, a "autodenominada banqueira do povo", com a banca nacional e com alguns dos nossos políticos cuja qualidade e moralidade deixa muito a desejar, além do mais, por permitirem e defenderem o capital especulativo e finaliza do seguinte modo:

"Muito da nossa dívida, e consequente austeridade, não é legítima, em perfeita analogia com as dívidas contraídas pelas prostitutas, e que as mantém nas malhas dos seus donos. Se a nível mundial algo tem de ser feito para refrear os chulos financeiros, a nível nacional um corte com o passado seria um primeiro passo. Ou então que se dê o Prémio Nobel da Ecomomia à Dona Branca. E viva a República das Putas."

O texto deve ser e merece ser ser lido na íntegra. Infelizmente "um corte com o passado", como preconiza o articulista,  não parece ser possível. Tanto mais que temos um povo atavicamente amorfo, ignorante e de mentalidade débil que já se prepara para votar nos mesmos que levaram Portugal ao descalabro, segundo sondagens recentes. A República das Putas vai continuar assim, enquanto o povo quiser ou  não houver qualquer circunstância extraordinária que corra com alguns "filhos da puta" que, à sombra da República (que não tem culpa nenhuma)  e do regime, têm curado dos seus próprios interesses, pondo em risco os interesses do País e do Estado social.
Pós-texto:

Ao país já foram dados muitos nomes em sentido figurado. D.Carlos dizia que isto era um país de bananas governado por sacanas; Eça de Queiroz, chamava-lhe um "sítio"; há quem lhe chama ainda a república dos bananas ou das bananas e o articulista chama-lhe a "república das putas." Nada que os mais atentos não saibam como se pode ver aqui: http://podbredasociedade.blogs.sapo.pt/tag/justi%C3%A7a.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.