sábado, 5 de outubro de 2013

A implantação da República





Em 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a implantação da República.

Hoje, decorridos que são 103 anos após aquele data, não é feriado pela primeira vez ao fim de tanto tempo. Um erro de lesa Pátria, supostamente para ajudar a produtividade e a economia do País que se encontra em crise. Como se fosse possível erguer Portugal esquecendo a sua história ou salvar a alma vendendo Cristo por trinta dinheiros…

O País está alienado e a República doente. "E alguns presumíveis culpados parecem apostados em fazer esquecer este e outros marcos históricos que podem ajudar, outrossim, à união de todos os portugueses nestes tempos difíceis."

O 5 de Outubro tem de continuar a ser feriado nacional e comemorado oficialmente. A história tem de ser respeitada. Nem se compreende que possa ser de outra maneira. Só assim é que os valores da Cidadania, Independência, Liberdade e Igualdade, que foram apanágio dos primeiros republicanos, fazem sentido. E, mais do que isso, só retomando aqueles princípios e passando à acção, poderá a República ressurgir da apagada e vil tristeza em que se encontra. Só mudando de rumo, de sistema e de políticas, é que Portugal poderá vir a ser a Pátria de todos nós (e não só de alguns) justa, soberana e independente.

Por uma República de todos e para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.