quinta-feira, 8 de maio de 2014

Mantendo a chama do convívio



 1º Convívio em 19 de Outubro de 2002

No próximo dia 11 de Maio (Domingo) realiza-se o 13º convívio dos ex-militares sobrevivos da C. Art.ª 87 na cidade da Figueira da Foz.

O primeiro convívio realizou-se no dia 19 de Outubro de 2002, 39 anos depois do seu regresso de Angola em 11 de Maio de 1963, graças à vontade e à carolice de um deles que conseguiu reuni-los na Figueira da Foz, que os vira partir dois anos antes, para aquela Província Ultramarina.

“Em 21 de Abril de 1961 foram 140 artilheiros do extinto RAP 3 que embarcaram no navio motor Niassa com destino a Angola, onde foram recebidos com grande euforia pela população que os aguardava na avenida marginal, pois dependia deles a segurança de pessoa s e bens. A guerra tinha começado poucos dias antes e já havia muitas vítimas e destruição a lamentar.
Depois foi o desbravar terreno até Quicabo, Icau, Ambriz e Úcua, retirando abatises, desobstruindo caminhos, protegendo populações e salvando o que ainda podia ser salvo naqueles itinerários de terror."

Contrariamente à sua especialidade os 140 artilheiros, actuaram no terreno, tal e qual a infantaria, em acções por regra só atribuída a companhias de caçadores, durante toda a sua comissão de serviço, cumprindo com uma missão para a qual não estavam preparados, sofrendo apenas duas baixas em combate, milagrosamente, pese embora a sua determinação e juventude que, em boa medida, lhes permitiram vencer as maiores dificuldades.

Vão fazer precisamente 51 anos no próximo Domingo dia 11 de Maio, que o contingente regressou à então Metrópole, com o sentimento do dever cumprido. E é para comemorar essa data que o reduzido grupo remanescente da C.Art.ª 87, se vai reunir, mais uma vez, num almoço de confraternização que servirá para recordar situações, algumas boas e outras de grande sacrifício, em que todos se mostraram unidos, o que deu origem a laços de amizade que jamais serão esquecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.