segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Pátria e independência, sempre






No dia 1º de Dezembro de 1640, Portugal recuperou a independência face ao jugo espanhol que durou 60 anos. Este dia que é um marco importante na história do país desde o tempo da monarquia constitucional e comemorado "com muita pompa e circunstância", com o orgulho de sermos portugueses, passou a ser feriado nacional a partir de 1910, com a implantação da República. Mas deixou de o ser a partir de 2013 por imposição da troika, supostamente por razões económicas. 
Um Estado Nação dos mais antigos da Europa, não merecia este vexame, nem os fracos políticos que nos governam. Em 2018 será reavaliado o seu advento de feriado nacional, como se a Pátria e a independência nacional fossem simples objecto de compra e venda. Mas não é isto precisamente o que está a acontecer?

Pós texto:

A ideia da troika, e de quem a aceitou, de que eliminar ou suspender feriados iria aumentar a produção e revitalizar a economia não passou de uma "balela", pois, neste aspecto, continua tudo na mesma. As pessoas trabalham quando devem trabalhar e estão motivadas para isso. A decisão ofendeu o sentido patriótico dos portugueses e foi contraproducente. Basta dizer que se hoje fosse feriado a hotelaria teria maior actividade com os potenciais clientes que podiam dispor de um fim-de-semana alargado. A troika não conhecia o país e cometeu erros. Não é por acaso que foi nomeada uma comissão de inquérito no PE à sua actividade nos países onde esteve a virar tudo do avesso. Verdade seja dita que a culpa não foi dela (da troika) mas sim dos "miguel de vasconcelos" que por aí andam e que urge defenestrar…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.