domingo, 15 de março de 2015

Um naufrágio de VPV





Portugal, com as elites que tem que se revezam ciclicamente no poder sem demonstrarem capacidade digna de registo, a não ser a do esbulho contumaz e da mentira, nunca sairá da cepa torta. Hoje temos o Passos, amanhã teremos o Costa ou talvez outro.
“Mas, na verdade, o que separa Costa de Passos Coelho é simplesmente a questão da política de desenvolvimento, em que as duas partes se iludem com o mesmo fervor e se perdem na mesma irrelevância.”
A nossa presença na União Europeia, com gente deste quilate que não consegue ver para além dos interesses pessoais e partidários e que não tem um projecto credível e patriótico para o país, acaba por ser uma tábua de salvação que só tem o mérito de não nos deixar naufragar totalmente e de  nos permitir manter a cabeça à tona de água para continuarmos a sobreviver na apagada e vil tristeza dos últimos anos. Não é sem razão que VPV diz no Público de hoje:
…a “zona euro”, como abundantemente se provou, favorece os fortes e conserva os fracos na usual miséria”…Na Europa de hoje, Portugal, como o sul de Itália (o antiquíssimo Mezzogiorno) será perpetuamente uma região esfolada  e desprezada, sem esperança de regeneração”.

A história dos nossos maiores de uma só fé e parecer, das suas obras valerosas que deram novos mundos ao mundo ignorando a Europa, perdeu-se na poalha do tempo. As sementes que lançámos ao Mundo outros as colheram. “Cumpriu-se o Mar e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir Portugal”, disse Fernando Pessoa.
É certo que os tempos são outros e o contexto actual é diferente. Mas se alguns dos senhores que nos governaram, que nos governam ou têm pretensões a governar, conhecessem melhor  a nossa história, os sentimentos patrióticos do povo e dos nossos maiores escritores, talvez se preocupassem mais em fazer cumprir Portugal e não em destruí-lo como  o têm feito até agora.

(Clicar na imagem)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.