quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Limonete é um ex-Líbris?


O que é um ex-líbris?

Da rubrica, Ex-Líbris Portugueses, entre outras, extraímos o seguinte:

-"O ex líbris pode ser definido como sendo um verdadeiro título de propriedade que identifica o livro de uma pessoa ou biblioteca expressando a personalidade daquele que o possui. Podemos associar a ele palavras e expressões como "brasão ... "emblema", "selo", "etiqueta"...

-"Os ex-líbris gravados tiveram origem na Alemanha por volta de 1450 e tiveram, essencialmente, um carácter heráldico e era utilizado nos livros, gravuras e armas das famílias nobres ou senhoriais."

Há aqui uma afirmação que importa desde já reter: título de propriedade. Ora, o Limonete, planta arbustiva, símbolo ou Talismã de Tavarede era ou é propriedade de quem? Da outrora poderosa família senhorial Quadros? Não. O ex-libris desta família era outro.

O Limonete "rústica planta plebeia que na nossa terra cresce", como diz a canção, (ver DVD incluso) não é propriedade de ninguém. Foi e há-de ser sempre símbolo e pertença do povo de Tavarede.

Então qual é hoje o ex-líbris de Tavarede? Eu arrisco que é o Paço ou Solar de Tavarede, agora reconstruído, mais moderno onde funcionam alguns serviços Camarários. Dou mesmo de barato que até pode ser a Fonte de Tavarede.

Deixo uma resposta mais avalizada e erudita, no entanto, ao alvitre e consideração dos meus leitores.

Hoje a tendência é abandonar a ciência exacta do ex-líbris heráldico e identificá-lo com aquilo que mais distingue uma cidade em determinada altura, salvo algumas excepções como é o caso do Cristo Rei no monte Corcovado no Rio de Janeiro.

Aquando da expo-98 em Lisboa, este evento foi considerado um ex-líbris da cidade, apesar dos corvos da Nau de S. Vicente, serem um símbolo de Lisboa, tal como o Limonete o é de Tavarede. É de notar que ambos os símbolos se baseiam numa lenda, com alguns visos de verdade.

Alguém poderá questionar. Mas isso não tirará valor ao Limonete ou à história de Tavarede? Não, antes pelo contrário. É que os ex-libris podem deixar de fazer sentido ou ser ultrapassados. O Limonete como símbolo e talismã do povo de Tavarede é perene e, assim, estou em crer, há-de ficar para sempre na sua memória colectiva.


1 comentário:

  1. Para saber mais sobre este tema ir à Google- Paço de Tavarede ou clicar em: http://www.juntatavarede.pt/paco.htm

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.