segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"A Revolta dos investidores"



Ontem no Porto, nas comemorações oficiais do centenário da República, José Sócrates foi confrontado uma manifestação dos clientes do BPP que exibiam um lençol branco onde se lia: "estão à espera que alguém perca a cabeça? E acrescentavam em coro: "queremos o nosso dinheiro” e “gatunos para a prisão”.
Sócrates que se encontrava no "palco do 31 de Janeiro," revolução ocorrida há 119 anos, não esperava por esta inusitada “revolução” ao vivo, e, garantiu-lhes que “a partir de Março poderão receber parte das quantias aplicadas.”
O slogan, “gatunos para a prisão”, fez-me lembrar o caso do BPN, recentemente nacionalizado no qual, a CGD já injectou 4,2 mil milhões de euros que, obviamente, vão provocar impacto na dívida pública que vai ser ser paga por nós e pelos nossos netos e não pelos amigos do alheio que ainda não foram julgados. E a confirmá-lo estão as declarações de João Rendeiro, no jornal I de hoje, onde diz, que os contribuintes portugueses vão pagar “biliões de euros”por causa do BPN e BPP. Sabemos que este senhor, que também é banqueiro, diz estas verdades não, pelas melhores razões, mas nem por isso deixam de ser verdades!
Quanto aos responsáveis por estes escandalosos esbulhos, irem para a prisão, bem podem esperar os manifestantes do Porto. Para a prisão, que se saiba, com a pena de 150 anos, foi o Bernard Madoff, gestor que enganou (roubou) os seus investidores em cerca de 50 mil milhões de dólares. Mas, este caso, passou-se nos USA.
Por cá, os hábitos são outros e, não sei porque carga de água, estou-me a lembrar de um revolucionário da Patuleia de seu nome José do Telhado, que foi parar à prisão e desterrado para Angola, por, num país em crise, tal como hoje, ter tido o atrevimento de roubar aos ricos para dar aos pobres!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.