quarta-feira, 3 de março de 2010

"Presidente da Câmara não desiste dos projectos"


Numa entrevista concedida ao semanário “A Voz da Figueira”, de hoje, o presidente da Câmara, João Ataíde, diz, referindo-se aos projectos para o concelho: “Mas a concretização de projectos importantes depende de passos sólidos e consistentes. Já começámos a dar os primeiros passos e tão rapidamente quanto possível vão começar a concretizar-se os nossos objectivos. Mas não podemos deixar de pensar nas dívidas que estão por pagar, a maioria a empresas e cidadãos figueirenses, por serviços e bens fornecidos à Câmara e que urge liquidar”.

Obviamente que esta é uma decisão sensata do edil figueirense. A falta de pagamento por parte da Câmara, do antecedente, já vinha fazendo “escola”. Algumas empresas e fornecedores, tanto quanto sabemos, viam-se muitas vezes na necessidade de contrair empréstimos bancários, para pagamento de salários aos seus trabalhadores e outros compromissos a terceiros. Quando faziam novos orçamentos para obras camarárias, já incluíam os encargos extraordinários com a banca, na previsão de novo “calote”. Entrou-se num círculo vicioso em que tudo ficava mais caro e em que a confiança entre as partes começou há muito tempo a soçobrar ao ponto de alguns fornecedores fugirem da Câmara como o diabo da cruz.
O actual presidente apresenta-se com um novo estilo em que dá prioridade ao saneamento financeiro e pagamento de dívidas. O resto virá por acréscimo, garante o Edil.

Se nesta fase, as palavras de ordem são honradez e transparência para salvar a Câmara do caos financeiro em que os seus antecessores a deixaram, parece-nos que foi encontrado o homem certo. Assim o ajude uma oposição responsável que não aquela que foi desalojada do poder e que tem jogado, até agora, no bota- abaixo da frustração.

2 comentários:

  1. Li algures que uma Associação alvitrou a construção de um teleférico para a margem Sul, ali para os lados da "outra margem" e não posso deixar de dizer o seguinte:
    A fantasia dessa tal "associação", que pensa em teleféricos,(manias de meninos bem) ou como foi sugestionado, alguém pensar (numa de gozo) em "metropolitanos" ou TGV para a Figueira, como já vi num blogue desta praça,era preciso um mágico como o tal de Matos. Mas meus caros, primeiro é preciso fundar um banco tipo BPN, para sacar os 90 milhões de euros que a Câmara deve. Pode ser que a malta laranja, peça umas dicas ao O. e Costa, que sabe muito da poda, para ajudar a tapar o buraco que os seus amigos lá deixaram. Ponham também à venda em hasta pública, o convento de Seiça e o Paço de Maiorca. Depois destes "preliminares" estarem executados e de alguma imaginação para se criarem outras receitas, talvez o dinheiro chegue para garantir parte da liquidação da dívida, assegurar o salário dos funcionários e, se ficar algum disponível, avançar depois, pelo menos, com a reconstrução do coreto!...Digo eu.

    ResponderEliminar
  2. A Amália, também cantava muito bem..., só que era outro FADO.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.