terça-feira, 2 de agosto de 2011

Insólito, mas verdadeiro!


(Foto tirada de cima do acesso pedonal)

Obrigaram Pedro Santana Lopes (sei do que falo) a construir esta passagem pedonal aérea (1ª foto) durante o seu mandato (1997/2001) como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que quase ninguém utiliza.

Passo por ali habitualmente e vi hoje, pela primeira vez, ao fim de mais de dez anos, um peão a servir-se dela. Insólito mas verdadeiro!...

As pessoas preferem passar por debaixo da referida passagem pedonal, atravessando a estrada, com todos os riscos inerentes. O problema é, obviamente, de quem põe a vida em risco, mas também põe os cabelos em pé aos automobilistas que ali transitam constantemente na zona da Rotunda do Cavador. A maioria dos peões utiliza uma passadeira  mais acima na estrada a cerca de cinquenta metros.

Percebe-se, em parte, porque é que os peões não utilizam a passagem superior, e uma das razões prende-se com o facto de não terem passeio de acesso à mesma, quando vêm ou vão para a zona nascente de Tavarede, fazer compras ao Pingo Doce e serem obrigados a utilizar a estrada na mesma, como facilmente se pode ver (2ª.foto): à direita vai um carro a entrar no parque de estacionamento da referida superfície comercial; vêem-se uns montes de terra e uma “coisa” parecida com um passeio para peões que não é nada. É ali que os utentes passam quando acabam ou iniciam a travessia do referido acesso pedonal?
Os problemas de tesouraria não explicam tudo. A falta de vontade e o desinteresse pela terra, explicam muita coisa!...

(Clicar nas fotos)

2 comentários:

  1. Eu só não percebo para que tanta critica, é mesmo usual em portugal basta ver os telejornais é só pessimismo, há post aqui exagerados, mas mesmo assim continue

    Um obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo
    Preferíamos não fazer crítica;era sinal de que estava tudo bem. Mas quando a fazemos é sempre no sentido construtivo. Também dizemos bem, quando é caso disso.
    Pondo de parte os problemas paroquiais, entendo que os media não são tão críticos como isso, nem dizem tudo o que deveriam dizer. Há muita gente que meteu o País num buraco. Para esses não deveria haver só crítica,mas acção e Justiça que é o que está a fazer falta.
    Grato pela sua intervenção.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.