sexta-feira, 22 de março de 2013

A história e a metáfora


Por terras de Lagos onde dois símbolos do País coexistem e que são testemunhas do que foi Portugal: A estátua do Infante D. Henrique e a de D. Sebastião.
A primeira aponta para os feitos dos grandes navegadores e descobridores portugueses que fizeram do nosso País uma potência respeitada em toda a Europa e no mundo e que foi pioneiro da globalização tendo o seu apogeu no reinado de D. João II,  o Principe Perfeito.
A segunda, a de D. Sebastião, que faz recordar o declínio de Portugal, devido a um jovem e fraco rei que defendeu um projecto de expansão, contrariando os conselhos avisados e sábios de grande parte da corte. O país pagou pela aventura na fatídica batalha de Alcácer Quibir (4 de Agosto de 1578) e perdeu a sua independência para Espanha durante sessenta anos. Foi o período da União Ibérica de má memória.
Hoje a aventura é outra, mas a situação é semelhante. Embarcámos no canto da sereia, abandonámos o escudo e estamos sob o protectorado dos areópagos do poder da União Europeia cujos credores nos impõe as regras do capitalismo selvagem e da agiotagem.
De pouco serve o slogan: "Força Portugal"  que se vê na foto do largo de D. Sebastião, quando os fracos políticos "fazem fraca a forte gente."

(Clicar na foto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.