terça-feira, 3 de novembro de 2009

Breve história de um passeio

(Câmara Municipal de Boticas)
Num passeio recente feito a Chaves, Boticas e Montalegre, feito no dia 27 e 28, passei por Covas de Barroso, terra agora muito conhecida por causa da detenção do Padre, Fernando Guerra, feita pela GNR, ao que parece por posse ilegal de armas. Mas a população apoia o pároco da sua freguesia como se pode ver aqui, sabe-se lá porquê. Mas retomemos o passeio e vamos falar de Boticas:
"O concelho de Boticas está situado na parte noroeste de Portugal, província de Trás-os-Montes, Distrito de Vila Real. Criado no âmbito da reforma administrativa de 1836, o actual concelho de Boticas corresponde a uma parte da antiga terra do Barroso à qual deu o nome, pois é na sua área geográfica que existe a serra do Barroso. A Vila de Boticas é, desde a criação do concelho a sede do Município. É limitado a Norte pelo concelho de Montalegre, a nascente pelo concelho de Chaves, a Sul pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar e a poente pelos concelhos de Montalegre e Cabeceiras de Basto. O concelho de Boticas, tem fama de exibir uma gastronomia, em que os produtos são excelentes. Assim, além da boa vitela (raça Barrosã), do cabrito, e seus derivados, têm as melhores trutas do mundo que recheadas com presunto, constituem uma manjar especial. Acresce o "vinho dos mortos" assim chamado porque só é engarrafado depois de permanecer enterrado um ou dois anos, ganhando assim qualidade. Como digestivo especial, destila-se a "aguardente de mel", feita com base na fermentação dos favos de mel depois de espremidos."
Pratos típicos:
Sopa de unto
Cozido à Barrosã
Cabrito do Barroso
Posta Barrosã
Fumeiros
Truta recheada
A melhor altura para degustar estes pratos é na Festa de S. Sebastião que se repete anualmente no dia 20 de Janeiro. Quem quiser dar por aqui uma volta nesta data e tiver bons fígados não dará o passeio por mal empregue. Pela parte que me toca, nesta incursão de "reconhecimento", eu e a minha cara metade,tivemos olhos, mas não tivemos barriga...isto do PDI obriga-nos a algumas virtudes, nomeadamente à da temperança!...


(Outono em Boticas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.