terça-feira, 23 de novembro de 2010

As surpresas do dossier BPN

Quem ler a revista Sábado de hoje, irá descobrir a páginas 76, 77, que um conhecido empresário cá do burgo dono de várias empresas, ligadas ao imobiliário, mais parece um balão inchado com euros do BPN. Confesso que não esperava por tanto!

Na lista do BPN de 31 de Outubro de 2008, consta que duas dessas empresas têm uma dívida de quase 44 milhões de euros. Uma outra firma do mesmo empresário, “ligada ao Parques do Mondego, tinha também obtido do BPN um crédito de 18,5 milhões.”

Na página 80 pode ler-se também que Pedro Lima, filho do ex-deputado do PSD, Duarte Lima, está a ser investigado por ter feito um negócio de milhões de euros com a administração do BPN liderada por Oliveira e Costa.

O dossier SLN/ BPN é fértil em casos destes. Esta é mais uma ponta do iceberg que não fica por aqui e não há ninguém que consiga explicar (ou haverá?) como é que estas entidades bancárias emprestavam assim dinheiro sem garantias. Porque se as houvesse era só accioná-las e ficava o assunto resolvido. Estaria já nos projectos dos Madoff “lusitanos” (leia-se Oliveira e Costa e quejandos) que seria o “Zé-dos-anzóis” a pagar o dinheiro que tão prodigamente foi oferecido a estes amigos do alheio?

Seria bom que as investigações em curso e a justiça repondessem a esta pergunta e agissem em conformidade, já que os cidadãos vulgares de Lineu, onde me incluo, esperam que se acabe de vez com a irresponsabilidade, o assalto da banca (via Europa incluída) e a impunidade reinantes que estão a esfrangalhar o nosso País.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.