sábado, 14 de março de 2009

O Coral "Cantigas de Tavarede", continua!


No dia 23 de Fevereiro foi colocado no You Tube pela primeira vez, numa apresentação inédita, o DVD do Coral, "Cantigas de Tavarede" com a canção que oficialmente representa a Freguesia:-"Limonete."Logo a seguir foi incluída neste blogue como seu ex-libris.

Após aquela data, isto é, há pouco mais de 18 dias, já foi visualizado cerca de 310 vezes.

Posteriormente e por iniciativa do Maestro, Silva Cascão, já foi colocado no You Tube, grande parte do repertório do Coral a saber:

-Limonete (2ª apresentação em público);

-Marinhas de Tavarede;

-Romaria;

-Canção dos Moinhos;

-Marcha dos Camponeses;

-Valsa do Limonete;

-Videiras;

-Os Corsários.

Basta clicar nas diversas fotos do Coral para se poderem apreciar as respectivas exibições já feitas dentro e fora do Concelho.

A ideia da formação do Grupo "Cantigas de Tavarede", partiu da Comissão do Centenário da SIT de cujos elementos destaco, José Manuel Cordeiro e António Simões Baltazar que foi presidente da Junta de Freguesia entre 1989 e 2001, conseguindo, assim, a proeza de três mandatos seguidos de quatro anos cada.

Já antes fora secretário como estreante nas lides autárquicas.

Vem aqui a talhe de foice dizer que o "Tó Simões", como é mais conhecido, bem merecia a chance, em tempo oportuno, de outra afirmação política que a outros foi dada, quiçá com menos valor e qualidades humanas.

Mas lá diz o ditado: Por Bem fazer, Mal haver.

Ainda hoje, graças à sua capacidade de angariar fundos para a SIT e à sua facilidade de comunicação, é considerado uma das mais conhecidas e populares figuras da Terra do Limonete.

E com esta referência desinteressada mas merecida, tanto quanto julgo saber, a um dos bons cidadãos de Tavarede, termino este post de hoje ,dizendo como o nosso amigo Rogério Neves da "Marcha do Vapor":


Tenham um bom fim de semana.

9 comentários:

  1. A respeito da ideia da formação do Coral que viria a ser chamado "Cantigas de Tavarede", e para além das pessoas que o meu amigo referiu, não poderia eu deixar de salientar a acção , que considero DECISIVA, do senhor Vítor Medina, ao tempo Presidente da Direcção da S.I.T.
    Aqui fica a nota, que era indispensável...

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Cascão,
    Antes de escrever este post perguntei quem teve a ideia da formação do Coral. Foi-me dito por alguém que foi a Comissão do Centenário, talvez para não se ferirem susceptibilidades. Eu avancei com dois nomes por minha conta e risco. Mea culpa.
    Todavia, a sua informação é justa e oportuna e subscrevo-a inteiramente. Na realidade, todos nós sabemos que Vítor Medina foi, e ainda é, uma figura de referência na história da SIT.

    ResponderEliminar
  3. Ainda a respeito do Coral, mas desta vez sobre a iniciativa de o colocar no YouTube:
    Em boa verdade tudo partiu da mais jovem de todas as senhoras e meninas que integram o Coro, ou seja da Inês Fonseca, que é responsável por um Blog chamado "chazinhodelimonete,blogspot.com".
    O DVD da actuação que fizemos no aniversário da S.I.T. foi gravado pelo pai dela, com autorização prévia, e a Inês é que o incluiu no Blog. Como diz o Povo, "o seu ao seu dono".

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo Fadigas,
    quero reforçar que a iniciativa de colocar os vídeos do nosso coral no youtube não foi do nosso Maestro, mas sim minha, sem dexar de referir o interesse do mesmo pelas filmagens e a sua divulgação. Agradeço que faça essa correcção ao seu 'post'.
    Tenho reparado que os vídeos se estão a tornar populares, sendo o "Limonete" sempre o mais visto, não seja ele o nosso "ex-libris".
    Atenciosamente,
    Inês Fonseca

    ResponderEliminar
  5. Cara amiga e senhorita Inêz Fonseca,
    Já conversei sobre isto com o responsável pelo Coral na pretérita 2ª feira. Na realidade eu estava convencido que tinha sido ele que os lá tinha colocado. Excluindo o primeiro DVD que faz parte do meu blogue e que foi uma gravação feita, pelo Nuno, nosso técnico de som, logo no início do Coral da qual me ofereceu uma cópia,há muito tempo, os que se seguiram são da autoria da Inêz, conforme me foi dito pelo nosso Maestro, João Cascão e eu não tenho razões para duvidar disso. No meu blogue apareceu, depois, uma repetição da canção Limonete que julgo ser sua, mas em nada contribui para isso. Estranhando até esse facto o nosso amigo Flórido, administrador do Palhetas on-line, esclareceu-me que isso pode acontecer pois tudo que tiver o nome de Limonete ou "Cantigas de Tavarede", pode, eventualmente, ser repetido em blogues com nomes idênticos. Mas isso é um problema do You Tube.
    Feito que está este esclarecimento espero que fique satisfeita.
    O seu a seu dono.
    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Tanto penacho para o Tó simões...
    Porra, enquanto ele foi presidente da junta nunca me recordo de o ouvir dizer bem dele. será que tenho a memória curta?

    ResponderEliminar
  7. Só hoje reparei no comentário deste nosso anónimo.
    Se "nunca se recorda de ouvir dizer bem dele", como foi posível ter feito três mandatos seguidos? Há quem diga que não se pode agradar a gregos e troianos. Será este o caso?
    De qualquer modo o seu comentário fica registado para "obrigar" a reflectir, quem de direito, naquilo que não correu tão bem como seria para desejar.
    Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  8. Senhor Zefoz
    Não o conheço mas depois de ler esta sua peça de puxa saco, das duas uma, ou o Senhor conhece mal Tavarede ou estará á espera de um lugar no céu com asas.

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo,
    Gostei da sua expressão "puxa saco"; não a conhecia.
    Quanto ao seu "aviso" (é isso que eu vejo nas entrelinhas)tenho que admitir que conheço mal Tavarede o que exclui, à priori, a possibilidade de ser um anjinho "à espera de um lugar no céu", como diz no seu comentário. Estou atento e tenho os pés assentes na terra. Mas, sinceramente, estou mais interessado em cultiva a amizade e o que de bom tem Tavarede.
    Se me der mal, logo se vê e decidirei em conformidade.
    Obrigado pela sua participação.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.