quarta-feira, 27 de maio de 2009

Qual dos Lobos vai ganhar?


Um velho avô ensinava os seus netos. Disse-lhes:

Trava-se uma luta dentro de mim. É uma luta terrível. Trava-se entre dois lobos: um lobo representa medo, cólera, inveja, tristeza, arrependimento, cobiça, arrogância, auto-compaixão, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, falso orgulho, superioridade e ego.O outro representa, alegria, paz, amor, esperança, partilha, serenidade, humildade, bondade, benevolência, amizade, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé. A mesma luta trava-se dentro de vós e, dentro de outras pessoas, também.

Os netos pensaram na história durante um minuto; depois uma das crianças perguntou ao avô:

"Qual dos lobos vai ganhar?"O velho avô respondeu apenas... "Aquele que tu alimentas".

(Do Livro, Instruções para a Vida)


A velha dicotomia da vida ilustrada por um pequeno conto que tem uma função pedagógica para os mais novos e não só. Quantas vezes nos aparece na aventura da vida uma bifurcação com sinalizações diferentes: uma indicando facilidades de toda a ordem, liberdade sem responsabilidade, insensatez, gula, cobiça, grosseria, esbulho, falta de respeito pelo próximo e pelos direitos alheios e pelos nossos concidadãos; outra indicando um caminho menos atraente, mas mais seguro porque obriga a cultivar o amor ao próximo, obriga ao estudo, à serenidade, à educação, à boa administração do privado e do público; ao respeito pelos mais velhos e aos valores da Pátria que nos foram legados pelos nossos egrégios avós. Vivemos hoje um tempo em que os valores tradicionais são postos em causa; em que todos desconfiam de tudo; em que os exemplos que vêm de cima, a começar pelos que são dados pelos aerópagos do poder, são condenáveis .

Tudo isto somado à falta de emprego e de perspectivas para o futuro, reflecte -se, inevitavelmente, na juventude de hoje, que não sabe bem em que país vive, nem se identifica com a maioria dos políticos que nele mandam.

Nestas circunstâncias a pergunta feita pelo neto ao avô, "qual dos lobos vai ganhar", só pode ter uma resposta: "aquele que os políticos e o governo alimentam".

5 comentários:

  1. Caro Fadigas.
    Eu preferia que ganha-se o lobo que eu não sustento, pois anda por aí muito lobo vestido com a pele de cordeiro, que me suga até ao tutano
    Ramos

    ResponderEliminar
  2. Caro Ramos
    Alguns dos lobos "vestidos com pele de cordeiro" estiveram este fim de semana num encontro de maçons em Lx.. Isto é um indício da fraqueza de alguns políticos que já andam a "contar espingardas", para salvar o sistema, velho e relho, para garantir a sua permanência no poder de modo a continuarem a sugar-nos até ao tutano como o meu amigo diz.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. grupo juvenil são tomé
    6º torneio de futsal masculino em ferreira a nova nos dias 12,13 e 14 de junho
    1º lugar 600
    2º lugar 300
    3º lugar 150
    inscrições pelos telemoveis até ao dia 08 de junho
    jocelino guerra 966862839
    jose fatia 962612609

    ResponderEliminar
  4. Bem, desta vez e a título de excepção faço a vontade ao Jocelino Guerra e ao José Fatia. Que o 6º Torneio de Futsal masculino em Ferreira à Nova a que eles aludem no comentário acima, seja um êxito. Já agora deixem-me dizer que há duas àreas na vida aonde se conseguem os melhores amigos: Nas F. Armadas e no desporto!...

    ResponderEliminar
  5. Se bem entendo na bifurcação da caminho, tal como na metáfora do avô, também há dois lobos que seguem caminhos diferentes. E nem sempre aquele que segue o melhor caminho é o mais bem sucedido, não só porque os governos não protegem os melhores como eles próprios (governos)escolhem só aqueles que defendem os seus interesses que, na maioria dos casos, nada têm a ver com os legítimos interesses dos cidadãos.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.