sábado, 25 de julho de 2009

Noite de Gala na SIT


Um pouco tarde, embora, não posso deixar de dar notícia daquilo que muitos consideram uma autêntica Noite de Gala que teve lugar no teatro da Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) no pretérito dia 23 que teve início cerca das 22H30. Falar da Vila de Tavarede é, aliás, um compromisso assumido, desde logo, pelo autor deste blogue aquando da sua apresentação, embora, eventualmente, discorra sobre outros temas.

Este espectáculo que decorreu com a sala repleta, insere-se no encontro internacional de música e folclore que está a decorrer no concelho da Figueira da Foz, desde o dia 22 deste mês até ao próximo dia 26, numa iniciativa do pelouro das colectividades da Câmara Municipal que está de parabéns, justo é dizê-lo, pela divulgação da cidade em todas as latitudes.

Subiu primeiro ao palco o coral Cantigas de Tavarede que, em jeito de apresentação, do coral Sérvio, "Academic Choir of Students Cultural Center of University of Nis", cantou apenas cinco canções do seu reportório, sob a batuta do maestro, Silva Cascão, tendo sido muito aplaudido. De seguida o coral convidado fez as honras da casa, brindando a plateia com as suas canções eruditas que, no dizer do nosso maestro, é do melhor que tem ouvido. Por sua vez, a maestrina do coral sérvio, demonstrou grande admiração pela qualidade do "Cantigas de Tavarede" que, tendo outras características, canta com alma e coração, segundo as suas proprias palavras.

No final o Coro Sérvio foi aplaudido de pé, tendo sido, depois, servido um beberete nas instalações da SIT que se prolongou até de madrugada com os dois grupos em franco convívio, cantando cada um deles as canções das suas terras.
Tavarede e a SIT estão de parabéns.


(Clicar sobre as imagens)

3 comentários:

  1. LI o post e reitero a minha afirmação sobre a qualidade do Coro que recebemos na nossa sede.
    Não creio que haja opinião em contrário de quem quer que seja.
    Um abraço e até 6ª feira.
    J. Cascão

    ResponderEliminar
  2. O coral anfitrião, nesta caso o "Cantigas de Tavarede", cantou só cinco números do seu reportório deliberadamente. Assim quem fez as honras da casa, foi, na realidade, o coral Sérvio, com a excelente actuação oferecida aos espectadores que lotaram o teatro da SIT.

    ResponderEliminar
  3. Caro Maestro

    Só agora reparei no seu comentário que, obviamente, agradeço, até porque vem confirmar o que digo sobre aquela bonita mnifestação de arte que ocorreu no transacto dia 23 na SIT.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.