quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Morreu Maria Clara

( Foto de Luís Carvalho/Expresso)

Morreu ontem, com 85 anos de idade, Maria Clara, a inigualável intéprete da canção da Figueira, tendo decorrido o funeral, hoje, na cidade do Porto.

"Uma das primeiras estrelas da rádio portuguesa, Maria Clara foi uma das principais influências de colegas de geração como Júlia Barroso e Maria de Lourdes Resende. Isto porque se estreou na rádio muito antes delas, embora a sua carreira se tivesse iniciado no teatro. Mais precisamente, na opereta: com a Costureirínha da Sé, estreada no Porto em 1943, que fez o nome de Maria Clara.Curiosamente, Maria Clara era lisboeta. Nascera na capital em 1923 e foi aí que foi descoberta para a vida artística, através das suas participações nas montagens amadoras do Grupo Dramático e Escolar Os Combatentes. Uma vez no Porto, Maria Clara (nome artístico, pois o seu verdadeiro nome era Maria da Conceição Ferreira) acabaria por conquistar não apenas o coração da cidade, com a Costureirinha da Sé a manter-se três meses em cartaz com lotações constantemente esgotadas, como também do médico César Machado, que a pediria em casamento. Maria Clara faria do Porto a sua cidade, deslocando-se contudo a Lisboa sempre que o trabalho o exigia.

Apesar da sua popularidade no teatro - carreira que manteve durante seis anos - a Emissora Nacional começou por se recusar a contratá-la, alegando que a sua voz era "pouco radiofónica". Contudo, A Moleirinha acabaria, em 1945, por convencer o júri da estação e Maria Clara tornar-se-ia numa das mais populares artistas do elenco da Emissora, recebendo em 1946 o primeiro prémio do Concurso de Cantadeiras e o primeiro prémio do Concurso de Artistas Ligeiros da Rádio. Em 1953, foi eleita representante portuguesa no Festival Internacional da Rádio, em Marrocos.Entre as suas criações, gravadas em quase duas centenas de discos, contam-se Figueira da Foz, Marcha do Centenário ou Ó Zé Aperta o Laço. Pouco disposta a dar entrevistas, foi contudo artista de uma rara popularidade e longevidade. "

Vi-a actuar algumas vezes no Casino da Figueira, aonde, com a sua maravilhosa voz, ao cantar a canção "Figueira da Foz", nos fazia sentir o orgulho de ser figueirenses! Pelo facto do seu passamento esta cidade fica mais pobre.

Foi casada com o médico catedrático de medicina, Júlio Machado de Sousa Vaz de quem teve um filho, Júlio Guilherme Ferreira Machado Vaz, conhecido psiquiatra e sexólogo, residente no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.