segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O "currículo" - Autárquicas"


As eleições aí estão: legislativas e autárquicas. Embora as autárquicas sejam só em Outubro preocupam mais, de algum modo, os nossos interesses mediatos do que as primeiras. Há quem diga que quanto melhor for o "currículo" dos candidatos, melhor será a sua prestação para o desenvolvimento da urbe. Será assim tão linear?
Existem várias noções de "currículo":-Cartão de apresentação para quem procura emprego e que deve ser bem elaborado;
-Descrição pormenorizada dos graus académicos, profissionais e outros tais como, actividade social, política, etc. que defina a capacidade interactiva e o dinamismo do curriculado no universo que o cerca. Verificamos, todavia, haver na prática, gestores de empresas a receberem prémios de gestão, com elevados prejuízos, com grandes "currículos"; a despedirem trabalhadores porque a sua incompetência não consegue inverter a situação da mesmas; gerentes de bancos e administradores a meterem o pé na argola; presidentes de Câmara e a afins a fazerem coisas de bradar aos céus; em suma, podemos dizer que em todos os sectores de actividade existem "excelentes" currículos e péssimos resultados.
É claro que perante a incapacidade, falta de zelo e dedicação, não há "currículo" que lhes valha. Mas seremos nós contra o "currículo"? De modo nenhum, mas preferimos homens sem currículo que cumpram; que cultivem a ética e a cidadania. Só somos contra, na medida em que o mesmo é utilizado para esconder a falta de carácter, incompetência e outras malfeitorias que prejudicam os cidadãos. Nas próximas eleições autárquicas convém olhar menos para os currículos e mais para o trabalho feito, apesar dos poucos meios postos ao dispor das respectivas freguesias, sendo, neste particular, a Freguesia de Tavarede uma das mais afectadas.
No que respeita a "currículos" estamos conversados. No que respeita a meios, já se sabe de onde vem o mal. Esperamos que o futuro inquilino da Câmara esteja à altura de inverter a actual situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.