quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Festa de S. Martinho em Tavarede

(Clicar na imagem para aumentar e ver o programa)

"Em Portugal, o Outono e a chegada definitiva do tempo frio são comemorados no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Neste dia, um pouco por todo o país, comem-se sardinhas, assam-se castanhas, bebe-se vinho novo e água-pé e, em alguns pontos do país, ainda há quem reúna familiares e amigos à volta de uma fogueira ao ar livre. Mas poucos são aqueles que sabem qual o real significado do Dia de São Martinho, ou mesmo o que é o água-pé."
São Martinho e o Magusto
Clicar aqui
"São Martinho é considerado como o santo dos bons bebedores. É nesta atura do ano que se faz a prova do vinho novo acompanhado das respectivas castanhas. É por tradição, no dia 11 de Novembro que se prova o vinho novo e que se atestam as pipas. O vinho novo é especial uma vez que deve ser bebido antes do Verão, devido às suas características de fermentação. "

Ver aqui a lenda de S. Martinho

Pesquisa feita no Jornal da Maia "Primeira Mão"
com a devida vénia

2 comentários:

  1. É hoje, portanto, o dia da festa de São Martinho. Certamente haverá fogueiras acesas, vinho novo a ser degustado, e os devidos acompanhamentos; que certamente vão além das castanhas (por curiosidade:que tipo de castanha?).
    Se está havendo retorno de alguns brasileiros, como o senhor diz, é porque estamos vivendo um bom momento na economia. Conseguimos superar a crise econônica mundial, devido a farra dos grandes bancos americanos. Quando ela se instalou, o nosso presidente disse que ela seria uma marolinha e por isso foi muito criticado. Porém, ao final, foi isso o que realmente aconteceu. Sem maiores traumas a economia encontrou seu caminho e sobreviveu, e bem.Deixemos a economia para lá que é assunto por vezes cáustico e sem graça, falemos de festa.
    A nossa, onde comemoramos com fogueira, se dá em junho; é a festa de São João. Nesse mes, comemoramos três santos (Sto. Antonio dia 12 (que também é o dia dos namorados),dia 24 São João, e dia 29 São Pedro). Em todas elas fogueiras são acesas, porém é no dia de São João, em nossa região (nordeste) que a comemoração acontece com mais vigor. Comidas típicas à base do milho são feitas (pamonha, canjica, bolos diversos todos tendo o milho como base) e bebe-se também e muito. A bebida regional é a cachaça, que feita a partir da cana de açucar. Vários são os tipos existentes. Várias também são as formas de degustação.
    Fiquemos por aqui para não tomar mais o seu tempo. Ia esquecendo, não consegui saber o que é o "água pé, como também não li sobre a lenda do S. Martinho" por duas vezes cliquei no espaço indicado para a informação, mas ao chegar lá a conexão era interrompida.
    Um abraço e até a próxima
    severino coutinho

    ResponderEliminar
  2. Sim, hoje é dia de S. Martinho aqui na Vila de Tavarede (freguesia urbana da cidade da Figueira da Foz)que já foi, em tempos muito recuados, sede de Concelho. Mas os dias principais de festas são amanhã dia 8 e 15, porque se concentram carros alegóricos, para se fazer um cortejo vindos de todos os lugares da freguesia, com as mais diversas ofertas para a paróquia que são leiloadas no adro da igreja.É claro que em locais próprios há comes e bebes com vinho novo e água pé onde os "fregueses" e forasteiros convivem. A água pé é feita com o bagaço que sobra depois de espremidas as uvas para o fabrico do vinho.
    Se não consegue visualizar a lenda de S. Martinho vá à google que encontra a narrativa da mesma.
    Disponha sempre e um abraço.
    Fadigas da Silva

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.