domingo, 8 de novembro de 2009

Salto à Vara


O tão falado processo face oculta é mais um a juntar a tantos outros, descoberto e investigado pela PJ de Aveiro (DIAP) possivelmente com o apoio de outras outras entidades de combate ao crime de colarinho branco e da corrupção. Segundo o jornal Público de hoje: "As nove certidões que o Departamento de Investigação e Acção Penal de Aveiro extraiu do processo de investigação conhecido como Face Oculta, estiveram quatro meses na PGR sem que ninguém lhes desse seguimento".
O fenómeno não é novo no nosso País, mas tem-se agravado nos últimos anos numa curva sinuosa e ascendente o que tem posto à prova a eficiência dos agentes de investigação que, na nossa modesta perspectiva, não pode ser posta em causa. A eficácia da sua acção é filtrada e retardada por factores e elementos exógenos às corporações que servem. Aqueles, por sua vez, com o beneplácito de alguns políticos coniventes nos esquemas de corrupção e tráfico de influências, actuam junto dos areópagos do poder para branquear toda uma actividade ilícita, cujos proventos são entregues a "destinatários sem rosto". Estes, querem os utilizem em proveito próprio, quer os entreguem para campanhas políticas escapam quase sempre à alçada da Justiça, por razões óbvias. Assim se desenvolve o "tumor maligno", com metásteses, que talvez só com uma cirurgia radical tenha possibilidades de cura. Infelizmente há quem diga que, quando estas surgem, quase sempre o tumor é incurável.
Para alguns vultos da sociedade política o "tumor da corrupção" é o "doping" na corrida da vida, tal como acontece com alguns atletas de qualquer maratona. Por isso não admira que cheguem tão depressa á meta que se propuseram atingir de qualquer maneira, enganando dirigentes, árbitros (os que querem ser enganados) e os espectadores (contribuintes) ostentando riquezas e meios cuja origem procuram a todo o transe esconder.
Neste rectângulo pseudo desportivo em que se tornou o nosso País o futebol é, incontestavelmente, a modalidade mais popular mas, a do salto à Vara, é de longe, a mais falada nestes últimos dias!

1 comentário:

  1. Este é o país da cunha, da inveja que inquinam todos os estratos sociais. A riqueza ilícita que subjaz ad eternum da corrupção, é uma verdade incontroversa. Assim, porquê tanta admiração?! Não vale a pena lutar contra "moinhos de vento" que, no caso vertente, não são de vento, mas sim de interesses bem instalados!...

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.