quarta-feira, 21 de abril de 2010

Conceitos de liberdade

Fiquei a saber, via Diário das Beiras, a propósito da chave e das ruas da cidade, que um político que lutou contra uma ditadura de direita, para nos impor outra de sinal contrário, bem pior, foi um lutador pela liberdade! É o que se pode concluir de uma afirmação de Lídio Lopes que não deixou de surprender, certamente, os seus correligionários e mesmo barricadas opostas.

Mas, a respeito de liberdade isso fia bem mais fino, pelo que não tenho dúvidas: prefiro Mário Soares.

6 comentários:

  1. O que é a Liberdade, no concreto?..
    É, através do sufrágio, escolher um certo tipo de escumalha - a mais desenrascada, porventura - para a direcção dos negócios do Estado e das nossas vidas?..
    Se é isso, parabéns, Mário Soares é uma boa escolha, pois é o campeão da liberdade.
    Aliás, um grande exemplo de liberdade é o Portugal dos dias de hoje, um legado desse campeão da liberdade que é Mário Soares e os seus herdeiros do PS/PSD com a ajuda pontual do CDS/PP...
    Estamos, pois, todos de parabéns. Portugal é um oásis de liberdade (para estar desempregado, para não ter acesso à instrução, à saúde, à dignidade pessoal e social...)

    ResponderEliminar
  2. Concordo em parte e sobre isso já me pronunciei e pronunciarei quantas vezes forem necessárias, enquanto houver liberdade de expressão. Mas isso é outro problema de natureza diferente que merece um outro aprofundamento. E essa dos herdeiros do PS/PSD leva-me a outro tipo de conclusão:
    "Na política à portuguesa os cães grandes não se mordem; comem os despojos e vão ladrando aos cachorros que não pertencem à família"(passe a expressão).

    ResponderEliminar
  3. Amigo Fadigas:
    Este seu comentário está bem observado...
    Abraço!
    J. Cascão

    ResponderEliminar
  4. Surpreender não foi bem o caso. É mais a tristeza de ver políticos agarrados ao politicamente correcto e à partidocracia.
    É a expressão da política que temos. Revela a falta de coragem dos nossos políticos. Nunca enfrentam uma determinada realidade na esperança que outros façam o mesmo quando se referirem a eles.
    Preferem viver num limbo a defenderem uma posição. Provavelmente para os resultados que querem obter esta é a melhor solução. Aliás tem demonstrado os seus resultados.
    Parabéns pelo post.
    P.S.- quanto a Mário Soares não tenho grande simpatia. Mas no contexto que refere concordo com a sua opção.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo Cascão

    Li oportunamente o seu comentário que agradeço.
    Só agora me foi possível responder-lhe. Quero também dizer-lhe que me não foi possível estar presente na passada 5ª feira pelo que peço desculpa.
    Retribuo o abraço.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Caro Migdar,

    Estamos de acordo sobre o tal "contexto".
    Ainda bem. Alguns políticos da nossa praça (Figueira) gostam muito do "limbo" como argutamente referiu. É para não fugirem ao políticamente correcto (como agora se diz) e para futuras "contrapartidas" que também estão na moda. Eu chamo a isso broas emprestadas...
    Quanto às outras questões, nem sempre estamos de acordo, mas como já dizia Voltaire, defendo o direito de dizer o que pensa.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.