domingo, 19 de abril de 2009

Elegia do Amor


Ao repassar o texto da Ceia dos Cardeais do escritor e dramaturgo Júlio Dantas, dei-me conta de como está diferente, nos dias de hoje, o "amor em Portugal", cuja peça foi representada pela primeira vez no teatro D. Amélia em 24 de Março de 1902.

À pergunta do Cardeal Rufo: em que pensa Cardeal?

CARDEAL GONZAGA, como quem acorda, os olhos cheios de brilho, a expressão transfigurada:

"Em como é diferente o amor em Portugal!
Nem a frase subtil, nem o duelo sangrento... é o amor coração, é o amor sentimento. Uma lágrima... Um beijo... Uns sinos a tocar... Um parzinho que ajoelha e que vai se casar..."

Sim, está diferente hoje e pouco tem a ver com a ideia lírica e romântica do tempo do Cardeal Gonzaga, mas continua a haver amor e amores contrariados, tal como este, respigado de alfarrábios pessoais antigos:

Gosto de Ti meu amor
Tú és tudo para mim:
Tú não vês que é grande a dor
de sentir-te o desamor
e não deves ser assim?!....
Tenho saudades de Ti
do teu corpo majestoso,
dos dias em que senti
o Teu seio generoso.
Diz-me só, que já estás farta
de mim, das minhas ideias.
Escreve ao menos uma carta
a dizer que sou "tarata,"
que amas outro que me odeias...

Diz que não me queres ver
ou conta-me os teus desejos:
-se tal carta receber,
juro-te que antes de a ler
irei cobri-la de beijos...

Dizia o Cardeal Rufo:"a conquista era tudo, o resto, quase nada"...
Eu diria: a conquista não é tudo e mais sublime é amar, mesmo sem ser amado!...

1 comentário:

  1. A foto do presente post retrata uma cena do drama "A Ceia dos Cardeais", interpretada pelos alunos do 9º ano da Escola Miguel Torga de Massamá.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.