quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Paço de Tavarede e o Teatro




Paço de Tavarede


Introdução:


"O Paço de Tavarede é o ex-libris da freguesia. Mandado edificar no século XVI por António Fernandes de Quadros, 1º Morgado de Tavarede, um fidalgo de ascendência espanhola que prestou serviços distintos à coroa portuguesa, nomeadamente como Adail de Azamor, a quem foi confirmado por Carta de Cotta D'Armas o brazão que, ainda hoje, a frontaria do velho Paço ostenta.

Ao longo dos anos, o edifício foi alvo de importantes alterações à sua arquitectura inicial. Em finais do século XVIII foi refundida a fachada norte e durante o século XIX as obras de restauro, em falso Manuelino, alteraram quase por completo a sua traça original, de que ficou apenas a fachada setentrional, a passagem para o pátio interior, a porta principal e uma janela Manuelina que se encontra à guarda do Museu Municipal. Já no Séc. XX, o Paço de Tavarede passou de mão para mão até que foi adquirido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz em 1981.

Foi classificado como imóvel de interesse público pelo Decreto 28/82 de 26 de Fevereiro. Após um longo período de lenta agonia que o levou à ruína, deu-se início à sua reconstrução, a qual só ficou concluída em princípios de 2006. Ali funcionam os serviços da DASE e Divisão da Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Figueira da Foz e desde 17 de Novembro de 2006, também ali se encontra a funcionar a “Loja Ponto Já” do Concelho da Figueira. Estão previstas, para breve, neste local, outras valências ligadas à juventude. (Extraído do site da Junta de Freguesia). "

"As primeiras notícias sobre teatro começaram e 1850/60. É de realçar que por esta data nasceram três salas de Teatro em Tavarede uma delas no palácio onde o 3ºe último Conde de Tavarede edificou um Teatro a que deu o nome de: Teatro Duque de Saldanha. Ainda no Paço dos Condes de Tavarede funcionou o Grupo Musical de Instrução, constituído por dissidentes da SIT que se extinguiu em 1939."
Confirma-se assim que além de ser Sede do poder (ao tempo) em Tavarede, o Paço contribui também e não pouco, para a difusão da cultura dos Tavaredenses, não admirando, por isso mesmo, ser o ex-libris da terra do Limonete.
(Texto baseado em apontamentos de Vitor Medina com a devida vénia-O Associativismo em Tavarede)

A Freguesia tem ainda quatro Colectividades, além da SIT, sendo a mais recente
a do Clube Desportivo e amizade do Saltadouro, fundada em Agosto de 1979.

Oportunamente será dada à estampa uma foto da cada uma delas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.