terça-feira, 21 de julho de 2009

Cinquenta anos ao serviço da Igreja

Padre Matos
Embora já tivesse conhecimento da festa de homenagem que se prepara em honra do padre, António de Matos Fernandes, ao respigar o Diário de Coimbra de hoje, encontrei a notícia deste futuro evento a realizar-se no dia 15 de Agosto.

Conheço o suficiente este homem da igreja para dizer, com inteiro jus, que é um exemplo a seguir, o que me parece difícil, dada a falta de vocações sacerdotais com que a Igreja se debate presentemente. E a atestá-lo está o facto do sr. Padre Matos estar à frente das paróquias de Tavarede, Vila Verde e Brenha, não tendo mãos a medir, num esforço digno de um bom samaritano. Tem prodigalizado esforços numa obra social de vulto à frente da paróquia de S. Martinho de Tavarede da qual foi o principal obreiro.

Há cerca de sete anos, mais precisamente em 19 de Outubro de 2002, precisei de um sacerdote para fazer uma missa por sufrágio dos militares falecidos da C.Artª. 87 que comigo estiveram em Angola no fatídico período de 1961/63. Não conseguia encontrar ninguém. Quase de véspera e em desespero de causa, fui pedir ao sr. padre Matos para me valer nesta situação. Não foram em vão os meus passos. No dia seguinte (sábado) lá estava ele na capela da extinta EPST da Figueira a rezar a missa conforme me prometera.

Como não conheço todo o trajecto deste homem da Igreja e não sendo esta a intenção, que me perdoe o visado as lacunas deste despretensioso texto que mais não pretende do que valorizar a homenagem que lhe vai ser feita pela organização das paróquias de Tavarede, Vila Verde e Brenha cujo programa culmina com um almoço na "Quinta das Rolas" no Ervedal.

Quem quiser participar nesta homenagem tem à sua disposição os seguintes contactos: 967022226, 916589343 ou 967751174.





Igreja de Tavarede


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.