segunda-feira, 27 de julho de 2009

"É preciso mudar de atitude"

Hoje ao dar uma vista de olhos no blogue "Linda Figueira" deparei com um comentário que pode ser o mote para uma discussão séria. Por isso, com a devida vénia ao referido blogue, permito-me transcrevê-lo. Diz assim:

"O comentário das 16:30 revela espírito crítico realista e oportuno.

Há alguns senhores do PS local que adoptam uma postura olimpica e sobranceira, como se fossem donos de tudo e de todos. Subir depressa demais no aparelho, deforma o carácter, sobretudo, provavelmente, de quem não o tem.

A humildade e a tolerância e o bom senso, aliados ao respeito pelos outros e pela opinião de cada um, fazem milagres em política. É de um alfobre assim, que urge ser cultivado pelos novos valores do PS, que têm que surgir as alternativas ao actual líder, Sócrates, que, quer queiram quer não, tem prejudicado imenso o PS como partido de esquerda. Só assim se conseguirá salvar um partido, que já foi do povo, das trapalhadas neoliberais e neocapitalistas em que se envolveu, que se sabe como começou e com quem começou, mas não se sabe bem, como vai acabar!...

Seria bom que os socialistas da Figueira dessem, desde já, uma nova dinâmica, cultivando a verdade, fugindo dos compromissos subterrâneos dos tradicionais lobbies do poder que alguns cidadãos mais esclarecidos, sabem bem quem são. É necessário arquitectar um projecto de salvação nacional, adaptado às actuais circuntâncias da UE, sim, mas que salve a soberania e os interesses de todos os cidadãos e não de meia dúzia.

Uma ideia destas que irradiasse a partir daqui, pode ser considerada por muitos uma utopia, mas não esqueçamos que a Figueira tradicionalmente republicana e democrática já deu exemplos, no passado, desta natureza.

Um partido pode ser e é, um veículo legítimo, para motivar a sociedade e chegar ao poder. Mas uma vez lá, não pode fazer do Estado e do País uma courela para meia dúzia de privilegiados se refastelarem a seu belo prazer, fazendo tábua rasa das promessas eleitorais e dos portugueses um povo de eunucos ou de atrasados mentais porque não o são. E uma pergunta se impõe: o que está hoje a acontecer no noso País?

É preciso mudar de atitude.

Quem se esquecer disto, mais tarde ou mais cedo, vai pagar a factura!..."
(Ícone extraído do blogue "Fio de Prumo")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.