sábado, 19 de junho de 2010

A loucura...do "mais Europa"


"As crises, é bom lembrá-lo, não são só oportunidades para andar mais depressa pelo caminho que se está a percorrer - são também oportunidades para mudar de trajectória."

Esta é uma das afirmações de José Manuel Fernandes no Público de hoje, com a qual concordamos, que pode ser lida na edição impressa. E acrescenta: "Está neste momento em curso na União Europeia um golpe de Estado antidemocrático e, aparentemente, ninguém se incomoda com isso.

"Exagero? Não creio. O que designo, sem medo das palavras, como golpe de Estado transeuropeu, é uma tentativa de violação da soberania nacional que violará os equilíbrios do Tratado de Lisboa e humilhará os parlamentos nacionais"...

Na realidade o que acontece com as pessoas, acontece com as nações. Ninguém gosta de ver cerceada sua autonomia e identidade. E como prova disso temos os casos da Flandres e da Valónia que ameaçam a unidade da Bélgica e do País Basco e da Catalunha que não querem ser castelhanos.

As tentações dos directórios supra-nacionais em esbater as soberanias, que, aliás, está subjacente ao projecto mais lato, globalização, leva-nos a concluir que os avisos do escritor e dissidente soviético, Vladimir Buskosvki, não são dispiciendos.

De onde se infere que o projecto da UE, além de não estar consolidado, enferma de contradições profundas que podem muito bem ser os pés de barro de um gigante prestes a desmoronar-se.
PS.: Ao contrário de se contrariar a violação da soberania nacional, há responsáveis que defendem o iberismo como se pode ver aqui.


1 comentário:

  1. O Iberismo
    Para quem tem dúvidas sobre o que é este projecto político basta ir à Wikipédia:
    "O Iberismo é um movimento político e cultural que defende a abordagem e melhoramento das relações a todos os níveis entre Portugal e Espanha e, finalmente, a unidade política dos mesmos. Estes ideais foram promovidos principalmente pelos movimentos republicanos e socialistas em ambos os países, especialmente durante o século XIX, quando eles tiveram o maior dilema dos ideais nacionalistas de inclusão, como o Risorgimento Italiano ou a Unificação Alemã. O Iberismo é um projecto de construção de um Estado ibérico que pretende ter uma entidade política, ou seja, criar UM ÚNICO PAÍS que incorpore o actual Portugal e a actual Espanha."
    Em minha opinião quando alguns dos nossos governantes,falam do Iberismo, é isto precisamdente que estão a defender, até provas em contrário. Daí o slogan: "Espanha, Espanha, Espanha"...
    Pela parte que me respeita, NÃO, obrigado.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.