quinta-feira, 6 de agosto de 2009

José da Silva Ribeiro



Na globosfera figueirense apareceu um novo blogue, "Tavarede Terra de Meus Avós" de Victor Medina, desde muito novo ligado à cultura e teatro da SIT. Quem quiser aprofundar a história da terra do Limonete tem aqui um bom intéprete das suas tradições. Por isso dou à estampa um seu post, publicado no pretérito dia 21 de Junho, onde fala do mestre José Ribeiro. Com a devida vénia aqui vai:

"Nasceu em Tavarede, no dia 18 de Novembro de 1894, filho de Gentil da Silva Ribeiro e de Emília Coelho de Oliveira. Faleceu em 13 de Setembro de 1986, quase com 92 anos de idade.
Motivado por seus pais, muito cedo se começou a dedicar ao associativismo e à cultura popular, devotando-se ao teatro. Ele mesmo dizia que, aos seis anos, já acompanhava seu pai à “Figueirense”, onde assistia aos ensaios e representações do Presépio. Também muito jovem se deixou atrair pelo jornalismo.
“Não sou, nem me considero um homem de teatro, no amplo sentido da expressão. Tenho, é verdade, a paixão do teatro. Aos dez anos estreava-me no teatrito do senhor Conde de Tavarede. Fui amador entusiasta e em 1908 já me atrevera ao jornalismo. Guardo o número 7 do jornalzito “O Poeta”, no qual se lêem estas indicações: jornal republicano da juventude figueirense – director José da Silva Ribeiro”. Foi um dos fundadores do Grupo da Juventude Republicana Dr. Bernardino Machado.
Fez a instrução primária, até à terceira classe, em Tavarede, com a professora D. Maria Amália de Carvalho. Completou-a, na Figueira, com a professora D. Guilhermina Jardim. Começou, então, a trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Popular e à noite frequentou a Escola Dr. Bernardino Machado.
“Desde muito novo sentiu dentro de si a necessidade de lutar por um dos seus grandes amores: a Liberdade. Republicano e democrata convicto, ardente defensor da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, logo aos 14 anos, agora seria uma criança mas, naquele tempo, já homem feito e com responsabilidades na vida, se dedicou, de alma e coração, aos seus Ideais”.
Ler aqui o resto do post.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.