segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Centenário da República



"Sabe qual é o centenário que se celebra amanhã? Se não sabe, não fique envergonhado, porque está longe de ser o único. De acordo com uma sondagem exclusiva da Aximage para o CM, mais de 38% dos portugueses não sabe que a 5 de Outubro se celebra o centenário da Implantação da República. Só pouco mais de metade dos inquiridos consegue dar a resposta certa, com 7,3% de respostas erradas."


Quando fiz a minha quarta classe (hoje 1º Ciclo do Ensino Básico) não passava pela cabeça de ninguém não saber a data da implantação da República ou a data da batalha de Aljubarrota.

Hoje havendo em Portugal cerca de 9% de analfabetos, isso quer dizer, grosso modo, que 29% dos que não sabem responder correctamente à questão têm, pelo menos, o equivalente ao Ensino Básico. Porém, não conhecem a História de Portugal o que não deixa de ser um indício de uma "doença", ainda não erradicada no Portugal Democrático e Republicano.

Mais uma razão a juntar a tantas outras onde avulta a crise económica e financeira que vivemos, em muitos aspectos muito semelhante à da 1ª República iniciada em 5 de Outubro de 1910, excepção feita à violência que a caracterizou.

Apesar de tudo evoluímos, não existe o obscurantismo que esteve na génese do movimento libertador de há cem anos, e somos livres de pensar e de agir.

Talvez por isso, o que não é pouco , mas que pode ser e é imperioso que seja muito mais do que isso, nem que para tanto outros intérpretes do sentir do Povo se levantem para tirar da fossa esta velha Nação de quase 900 anos, valha ainda a pena dizer: VIVA A REPÚBLICA.

(Clicar na foto para zoom)






1 comentário:

  1. A sondagem feita baseou-se em 600 entrevistas efectivas feitas por telefone ou telemóvel. Assim, em teoria, dos entrevistados, poderia até nenhum deles ser analfabeto. Fiz uma suposição empírica. Mas isso só agrava a questão e prova que hoje há cada vez mais pessoas que desconhecem a História de Portugal

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.