sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Escola Bernardino Machado (II)


Na sequência da notícia dada aqui, transcrevo a posição do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Figueira sobre o assunto:

“Não abdicamos” da Escola
Bernardino Machado

O presidente da câmara garantiu ontem que vai ter, no dia 13 de Outubro, uma reunião com o secretário de Estado da Educação, para lhe dar nota «de que não abdicamos de ter um pólo de ensino técnico no concelho». O autarca respondia assim ao deputado do Movimento Figueira 100%, António Jorge Pedrosa, que levou à assembleia a «preocupação» com o eventual encerramento futuro dos cursos profissionais da escola Dr. Bernardino Machado (ver edição do passado dia 30 de Setembro), chamando a atenção para a importância da existência desses cursos, para as empresas da região e como saída profissional dos estudantes. Uma matéria subscrita por Isabel Sousa, do PSD, que referiu o equipamento existente e o investimento efectuado.
João Ataíde esclareceu ainda que, nesse encontro com o responsável governamental, falará sobre a perda do concelho de ensino superior e que chamará a atenção para o facto de que esta (saída profissionalizante) «pode ser um nicho dominante em acções de formação».
Aliás, o autarca adiantou que está já em fase “embrionária”, um protocolo com Instituto Politécnico de Coimbra, para que sejam ministrados nesta cidade, cursos de Agro-indústria, robótica, papeleiras «e outras vertentes que podem ser preenchidas. Estão a ser ministrados em Coimbra e o concelho tem condições óptimas para os ministrar aqui» e por isso, frisou, «faz todo o sentido manutenção de uma escola técnica que terá continuidade num grau superior».

Nota: antiga Escola Industrial e Comercial, Tomás Bordalo Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.