sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia de Portugal



Hoje, 10 de Junho, comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


Antóno Barreto, Presidente das Comemorações que decorreram em Castelo Branco, disse num discurso muito crítico:


«Alguns políticos não deram o exemplo de sacrifício que impõem aos cidadãos. A indisponibilidade para falarem uns com os outros, para encontrarem denominadores comuns e chegar a compromissos, contrasta com a facilidade e o oportunismo com que pedem esforços excepcionais e renúncias a que muitos se recusam», afirmou.


Segundo António Barreto, «a crispação política é tal que dá a impressão que há partidos intrusos, ideias subversivas ou opiniões condenáveis». «Temos um Estado democrático tão pesado e ao mesmo tempo tão frágil, refém de interesses partidários, que parece conviver mal com a liberdade».


Temos uma Pátria com mais de 800 anos de existência, "obra de soldados e marinheiros," com uma linda história, feita do saber, do querer e do sacrifício de todo um povo que deu novos mundos ao mundo.
Essa Pátria hoje está doente, não só porque o "exemplo do sacrifício" não vem de cima, mas também porque a justiça não funciona ou funciona mal, a corrupção campeia e os partidos não são exemplos de virtude.
Os cidadãos têm de saber reagir a esta situação, porque não é sinal de sanidade conformarem-se com uma sociedade doente, provocada por políticas erradas e políticos, na sua maioria, autistas e medíocres.

Ver discurso aqui e aqui

Nota: sublinhei o texto de AB.



2 comentários:

  1. Dizer que "Portugal é obra de soldados e marinheiros", é quase um lugar comum. Foi isto que aprendi nos bancos da Escola. Não significa saudosismo, mas antes o rever de um passado que não nos envergonha e que faz todo o sentido lembrar nas comemorações deste Dia de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. É importante reter o que disse A. Barreto sobre as responsabilidades (ou os responsáveis) da crise:
    "Eis por que o apuramento de responsabilidades é indispensável, a fim de evitar novos erros."

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.