segunda-feira, 27 de junho de 2011

A linha do Oeste condenada ou o "crime" de Sócrates ?

 
Estação da Figueira da Foz


Li no Público de ontem e, como me parece importante sabermos o que se congeminava nos bastidores do "progresso" socialista, à revelia dos interesses do povo e da própria Refer, dou à estampa um texto sobre o asunto que encontrei na blogosfera:


"A edição de ontem do Público revela aquele que pode ser considerado um dos "últimos" (!) "crimes" económico-sociais cometido pelo governo de José Sócrates.



Trata-se de um estudo encomendado pelo seu governo, feito à revelia dos técnicos da Refer, que propõe o encerramento drástico de 800 Km de via férrea, com destaque para a proposta de encerramento do troço de ligação entre Torres Vedras e a Figueira da Foz.


O grave dessa proposta é que já foi entregue à "troika" como proposta final.


Mas a proposta é igualmente grave nas cisrcunstâncias actuais, em que todo o mundo defende alternativas de transposte amigas do ambiente e em que se devia incentivar o uso de transportes públicos.


Os lobbies das auto-estradas, muitos deles entregues aos boys de José Sócrates, parecem assim levar a melhor com a execução dessa proposta.


Não deixa de ser irónico que o mesmo ex-governo que fez finca pé com o projecto do TGV, onde dominava o irracional projecto de ligação Lisboa-Porto, para ganhar apenas meia-hora na actual ligação, seja o mesmo que deixe uma armadilha como aquela para ser aplicada pelo novo governo.


Claro que a atitude criminosa de destruir e desincentivar o uso de tansportes públicos, nomeadamente do transporte ferroviário, já vem muito de trás.


Só como exemplo, aqui há uns vinte anos atrás era possível chegar ao Rossio, partindo de Torres Vedras, numa hora de comboio inter-cidades. Depois entrou-se por uma absurda política de extinção de comboios rápidos na linha do Oeste e de horários totalmente irracionais. Para norte dessa via a situação ainda se tornou mais disparatada, como ligações surrealistas e quase impossíveis, que implicavam constantes mudanças de comboio até à Figueira ou Coimbra.


Esta e outras situações, que a seu tempo se irão descobrir, em nada contribuem para um eficaz desenvolvimento económico e social do país ou para a sua melhoria em termos ambientais.


Talvez fosse importante que, antes de se avançar para as reformas necesárias, ou paralelamente, de fizese um levantamento das decisões, tomadas nos últimos vinte anos, que conduziram o país à grave situação actual, levando os responsáveis à barra do tribunal ou, no mínimo,obrigando-os a pagar os desvarios e as más decisões, como aquela. Só assim os cidadãos poderão continuar a aceitar os sacrifícios que lhes são pedidos diáriamente."

Quem quiser que tire ilacções em conformidade.

(In blogue: Pedras Rolantes)

1 comentário:

  1. Sou utilizadora desta Linha e, sinceramente a concretizar-se esta ideia estapafurdia tenho que pensar muito bem na minha vidinha pois não tenho alternativas de transporte para o meu local de trabalho... Lembro-me perfeitamente dos intercidades nesta linha, ndo corropio nas estações. As pessoas são incentivadas a usar os transportes públicos mas depois são confrontadas com horários que não servem ninguém... estamos a regredir e a perder qualidade de vida.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.