"A Câmara da Figueira da Foz está a desenvolver contactos com entidades públicas, com a Associação de Cister e com agentes privados, tendo em vista a reabilitação do mosteiro de Santa Maria de Seiça, Paião."
Quer-nos parecer que a foto-reportagem sobre este assunto, do blogue confrade,
Presente, está a produzir os seus frutos.
(In:
Diário das Beiras)
Sabe-se que o Mosteiro é propriedade da C.Municipal. Mas, há uma pergunta que cabe aqui fazer a quem, certamente é mais competente e conhece melhor o assunto: "Consoante o seu valor relativo, os bens imóveis de interesse cultural podem ser classificados como de ''Interesse Nacional'' (com a designação de "Monumento Nacional"), "Interesse Público" ou "Interesse Municipal" (classificação camarária).
ResponderEliminarNão sabemos qual a classificação actual do Mosteiro de Seiça, nem se foi iniciado ou remetido ao IGESPAR algum processo nesse sentido. Isto para dizer se houver uma classificação a nível Nacional por parte daquela entidade, seria mais fácil conseguir fundos para a sua reabilitação.
Todavia nada impede que a C.Municipal explore outras forma de apoio complementares, como está a fazer e muito bem, o que é de louvar.