quarta-feira, 7 de março de 2012

Acordo Ortográfico: disparate científico

Sobre o polémico Acordo Ortográfico, rebuscámos na imprensa de hoje o seguinte:

-Secretário de Estado da Cultura quer correcções até 2015. Estas, aliás, já  estavam aqui implícitas.
-Angola e Moçambique não ratificaram e Brasil já está irritado com Portugal.

Sobre esta discussão o professor Francisco Miguel Valada, disse em entrevista a um conhecido jornal o seguinte: "O Acordo Ortográfico é um disparate científico", uma precipitação e acrescenta:

"Agora que começa a entrar em casa dos portugueses, o Acordo Ortográfico (AO) está a gerar cada vez mais polémica e começa a levantar-se uma oposição crescente".

Como vulgar mas interessado cidadão, mantenho sérias reservas sobre um AO que, pretendendo melhorar a ortografia, "gravada a ferro e fogo na mente dos falantes", mais não tem feito do que provocar legítimas dúvidas à maioria dos portugueses e o desentendimento nos meios académicos e científicos. Ainda estamos a tempo, se não, de impedir a sua entrada em vigor, pelo menos de corrigir o que deve ser corrigido.
Não  sou versado e muito menos erudito sobre a matéria; mas esta discussão, também por uma questão de auto-estima nacional, pertence a todos os portugueses. Devemos contribuir no sentido de salvar a Língua, o mesmo que Pátria, porque ambas se confundem e são, afinal, o património comum mais importante que temos.

1 comentário:

  1. Estimado Nauta,

    A ignorância e posporrice (saloice...com a devida vénia aos soloios)dos apoiante do "AO" é aterradora.

    O Brasil, país ao qual se prtende agradar (além do negócio que isto acarreta) exige a tradução do português para brasleiro, em estudos e contratos efectuados naquel país, demonstrando que a saloice mencionada de nada serve..a não ser para aqueles que com ela obtiveram lucros...Quando tiverem a pança cheia, virão dar o dito por não dito.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.