sábado, 17 de março de 2012

Servos e senhores


Vasco Pulido Valente na sua habitual crónica de opinião, escreve no Público de hoje o seguinte:

"Na TVI, Marques Mendes, que já foi presidente do PSD, disse sem rodeios de linguagem que a EDP se portava como um Estado dentro do Estado e que mandava no Governo. Num programa de "prestígio" da SIC, os comentadores concordaram os três com esta opinião, pelo menos brutal. E num outro programa, uns tantos peritos, com a colaboração entusiástica de um antigo ministro de Cavaco, passaram uma hora a explicar que as rendas de que a EDP neste momento goza e de que nunca em tempo algum deveria ter gozado. Solenemente, o jornalista que dirigia a conversa declarou a sessão um verdadeiro "serviço público" e houve por aqui e por ali alguns murmúrios, que não deixam dúvidas sobre os sentimentos do cidadão comum. Mesmo para ele, a história ultrapassa o admissível."Perante isto, que pode uma pessoa fazer?Ir a Oeiras chamar Otelo? Não sair mais de casa? Ou apanhar o primeiro avião para Inglaterra?" (...)

Isto é o que pergunta VPV no texto do seu artigo que pode ser lido na íntegra na edição impressa do referido jornal.
Que responda quem souber. Eu sinceramente não sei. Só sei dizer que os "mexias" do meu país, continuam a mexer e a esbulhar a maioria dos cidadãos, cada vez mais pobres. Tão pobres que muitos deles nem sequer têm dinheiro para pagar uma passagem de avião seja para onde for. Só sei dizer que é deste "barro", demasiado macio nas actuais políticas e circunstâncias, que costumam sair os "oleiros das revoluções", sejam eles Otelos ou Sidónios...

(O negrito é meu)

Clicar na foto

1 comentário:

  1. "Sidónio Pais afirmou-se como o principal líder da contestação ao Governo do Partido Democrático Republicano e de 5 a 8 de Dezembro de 1917 liderou uma insurreição protagonizada por uma Junta Militar Revolucionária, da qual era Presidente. O golpe de estado acabou vitorioso, após três dias de duros confrontos, nos quais o papel dos grupos civis foi determinante para a vitória dos revoltosos."

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.