segunda-feira, 11 de junho de 2012

Não há almoços grátis

Poderá não haver almoços grátis, mas a recente decisão do empréstimo de 100 mil milhões de euros a Espanha, sem austeridade, sabendo-se que o excesso da mesma é o pior inimigo do relançamento da economia, é a prova de que alguns almoços são mais baratinhos do que outros. A Irlanda já pensa em renegociar a dívida. Mas Portugal nem tanto...

O politólogo Viriato Soromenho Marques também gostava de ter visto Passos Coelho tomar a iniciativa e "defender os nossos interesses". "Portugal não vai fazer nada por si e confia que quem manda terá a bondade de não se esquecer de Portugal", diz o politólogo, acrescentando que o Governo segue "sempre os imperativos dos mais fortes".

Existem outras lições  a tirar deste tratamento diferenciado da troika: os  pequenos países são sempre tratados como pequenos e a  sobranceria de Espanha (nossa tradicional inimiga) implícita  na afirmação de Rajoy quando diz  que o caso português não é comparável ao espanhol.

3 comentários:

  1. "os pequenos países são sempre tratados como pequenos e a sobranceria de Espanha (nossa tradicional inimiga) implícita na afirmação de Rajoy quando diz que o caso português não é comparável ao espanhol."
    Então que dizer dos "nossos governantes", quando afirmam que Portugal não é a Grécia?..
    Cá pra mim, que nem percebo nada destas coisas, tudo isto é para consumo interno...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também um pouco isso (para consumo interno). Mas também se insere na política de subserviência dos governantes pedinchas aos que mandam: ser fraco com os fortes e ser forte ou dizer mal dos fracos que estão no mesmo barco...

      Eliminar
  2. Mas os governantes portugueses são escolhidos pelos portugueses, penso eu de que...

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.