domingo, 4 de novembro de 2012

Visita ao Festival de Enguias



Conjunto Sol e Vento

Diz-se que uma mulher de Lavos serviu um caldo de frango ao general Arthur Wellesley, que vinha doente quando desembarcou com as suas tropas nas praias da Figueira na remota data de 1 de Agosto de 1808. O general e futuro duque de Wellington, revigorou com o caldo (hoje sopa do duque) e ficou apto para combater os invasores franceses.

Hoje, também uma mulher de Lavos (D.Aldina) serviu uma bela caldeirada e ensopado de enguias a um casal "plebeu", seu amigo, que após degustar o excelente prato (ou pratos?) saíu também revigorado do seu restaurante e bem disposto.
Escusado será dizer que para esta boa disposição contribui também a actuação ao vivo do conjunto "Sol e Vento" do Sport Clube de Lavos.

Se o Festival de Enguias dos Armazéns de Lavos na sua 5ª edição merece uma visita, e merece certamente, apareça. Esta também é uma forma de combater a crise que se abate sobre a restauração e a gastronomia popular do concelho figueirense.

(Clicar na foto)

2 comentários:

  1. Mesmo sem festival, de vez em quando visito a Casa das enguias "O Grazina", com a Gerência de D. Aldina!
    O Conjunto "Sol e Vento" penso que é a continuação do Conjunto "Águias de Lavos", que tantas vezes me convidaram a dançar ao som da sua bela música, tendo como Vocalista o amigo Pedrosa...Belos tempos no Salão da Naval da Rua da República...Como é bom recordar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto e afirmativo. O Pedrosa também esteve no "Grazina", mas não aparece na fotografia.Ah,o Salão da Naval!...Também me perdi por lá algumas vezes; lá diz o ditado: "recordar é viver"...

      Eliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.