quinta-feira, 1 de julho de 2010

Recordar Aguiar de Carvalho


Por esta via tive conhecimento que "Por proposta do PS e aprovada por unanimidade e aclamação, ontem, pela Assembleia Municipal da Figueira da Foz, o antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Aguiar de Carvalho vai ter um busto na Praça da Europa."

Tive a honra de contactar de perto com o Engº., Aguiar de Carvalho de quem tenho boas recordações. Mas não é por isso que estou de acordo com a proposta feita pela Assembleia Municipal. Ele merece mesmo ser recordado pelos figueirenses e a Praça da Europa (a sua obra mais emblemática) é o local mais indicado para o efeito.

Numa reunião de munícipes que situo em Agosto de 1984, ouvi o Engº. Aguiar de Carvalho dizer no seu gabinete, mais ou menos, o seguinte: "-não tenho memória de que algum crítico, por maior que fosse, passasse à história; só passa à história quem faz obras".

Estava então no início do seu primeiro mandato como presidente da Câmara. Não admira portanto que a sua vontade de servir o concelho fosse genuína porque, e perfilho o que aqui se diz: “o eng.º Aguiar de Carvalho foi um homem que marcou a Figueira da Foz e temos por ele toda a consideração... Reconhecemos que a determinada altura da história deste concelho ele foi determinante para o desenvolvimento da Figueira da Foz”.

É pena que ele tivesse perdido um pouco, no seu último mandato, o sentido da frase lapidar que lhe ouvi em 1984, mas nem por isso deixa de ser merecedor da homenagem que vai perpetuar a sua memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.