sábado, 17 de setembro de 2011

SIT evoca José da Silva Ribeiro

José Ribeiro com a farda de gala do Exº. Português

A SIT de algum modo fazendo eco do sentimento da população da terra do Limonete, recorda José da Silva Ribeiro, indo comemorar a data do seu falecimento, 13 de Setembro de 1986, hoje pelas 21H30, com um programa em que tomam parte os alunos do Grupo de Teatro da Escola da Escola João de Barros e o Coral Cantigas de Tavarede.

Homem de teatro, jornalista, democrata, opositor à ditadura, desde sempre preocupado com a educação e cultura dos seus conterrâneos, a sua obra, a todos os títulos meritória, pode ser aqui vista e respigada por quem o conheceu de perto.


Mas, nesta data, em que os valores tão caros aos portugueses de antanho e não só, são postos em causa, há uma faceta de José Ribeiro que não é despiciendo realçar. É que José Ribeiro, sendo um dos maiores expoentes da cultura de Tavarede do seu tempo, não deixou de ser também,um grande patriota. É precisamente isso que podemos ver no texto que se segue, da autoria de Vitor Medina:

“Entretanto, José Ribeiro que assentara praça no Regimento de Infantaria 28, na Figueira, é mobilizado para a guerra, sendo integrado, com o posto de sargento, no batalhão expedicionário para Moçambique, onde permaneceu até ao final da guerra, regressando em 1919. O seu amor à colectividade era tal que, no momento em que se despedia para ir para África, gritou aos amigos: “É preciso que não esmoreçam. Levem a nossa Sociedade como até aqui a temos levado, "que eu vou cumprir o meu dever”.

Também lá estarei a comemorar a efeméride, integrado no Coral Cantigas de Tavarede, não a dar-lhe os parabéns, porque não se felicita ninguém por ter morrido, mas a dizer, em espírito e verdade: OBRIGADO Mestre José Ribeiro; OBRIGADO pela Sua Obra que é o orgulho de todos os Tavaredenses de boa memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.