segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mini férias sem aviso prévio

Paragem para almoço no 1º dia
A Mila nossa guia no passeio

Depois de um passeio na costa da Catalunha com um grupo de amigos já useiro e vezeiro nestas andanças, regresso novamente à blogosfera da qual me afastei durante estes últimos dias sem aviso prévio aos meus leitores. Não foi por menos consideração que o fiz, mas por falta de tempo.

Começámos por visitar no pretérito dia 26, o parque natural de Montserrat, centro espiritual da Catalunha, e o famoso Mosteiro de Montserrat. Visitámos durante dois dias Barcelona, a segunda maior cidade de Espanha cuja área urbana de 803 km 2, tem uma população de 4,2 milhões de habitantes. Barcelona rivaliza com Madrid, capital de Espanha, em muitos aspectos e até mesmo no futebol, reclamando os respectivos habitantes de cada uma destas cidades, maior importância em relação à outra. Mas Barcelona conhecida como capital do modernismo Catalão, onde viveu e trabalhou o arquitecto António Gaudi que aqui deixou algumas das suas obras mais relevantes, tem todos os anos milhões de visitantes de todo o mundo. É por isso, no sector do turismo, superior a Madrid

No dia 29 estivemos em Girona, uma cidade da Catalunha norte de Barcelona onde visitámos a Catedral de Santa Maria de Girona cujo interior tem a mais ampla nave gótica do mundo. Estivemos ainda em Tossa de Mar um dos destinos preferenciais da Costa Brava com variadas praias, algumas delas isoladas de areia dourada como Porto Pri.

No dia 30 visitámos parte de Zaragoza tendo merecido a nossa principal atenção a sua Basílica-Catedral de Nossa Senhora da Pilar de inspiração católica romana que venera a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Pilar. É uma Catedral imensa de rara beleza, com cultos religiosos quase constantes, tendo no seu interior, quadros, imagens, vitrais, imagens e outras obras de arte de grande valor e de um misticismo e religiosidade impressionantes.

Ao princípio da tarde iniciámos o regresso a Tavarede aonde chegámos cerca das 21H00

Durante esta viagem visitámos muitos outros monumentos, lugares e obras de arte e ficámos com a ideia que Espanha tem uma preocupação muito grande com a manutenção e valorização do seu património cultural, histórico e religioso o que não acontece em Portugal.

Fachada parcial do Mosteiro de Montserrat
Interior do Mosteiro de Montserrat
Templo da Sagrada Família-Barcelona

Interior da Catedral de Barcelona
Parque Güell de Gaudi
No Parque Güell de Gaudi
Tibidabo-Templo do Sagrat Cor de Jesus

Praia de Tossa de Mar
Tossa de Mar-a gaivota e a banhista

Catedral de N. Senhora do Pilar

Interior da Catedral de N. Senhora do Pilar

Vencidos pelo cansaço
Era nestas alturas que o bacalhau fazia falta
A Mila e os motoristas (foto Edite Condesso)
Boa disposição e amizade cultivam-se

Tó Simões (organizador do passeio) Zé Manel e Zéfoz
O inevitável regresso a casa

(Clicar nas fotos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.