terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hortas da Várzea



O programa das hortas urbanas da Várzea da iniciativa do Município da Figueira da Foz de que o Limonete fez eco aqui, é uma aposta que está a ser ganha.

Este recanto, perto da Escola Secundária Drª. Cristina Torres, que tinha só mato há poucos meses, está completamente modificado e dá gosto vê-lo agora.  Os trabalhos de uma agricultura de subsistência, onde não faltam engenhosos canais de rega, feitos por fregueses dedicados e entusiastas, estão a dar os seus frutos: flores, feijão verde, nabo, tomates e muitas outras espécies de hortaliças, são a justa jorna daqueles que se dedicam ao amanho dos lotes comunitários.

Um registo que me apraz fazer, porque os meus antepassados, pelo lado materno, foram agricultores nesta bela terra de Tavarede. É também um exemplo para os mais novos a quem deve ser dito que foi um erro termos abandonado quase por completo a agricultura a nível local e, pior do que isso, a nível nacional.

Encantados pelos novos cantos das sereias da UE e do manancial de euros que foram para  "boas mãos", conduziram-nos para outros caminhos, supostamente com futuro garantido, mas que vai acabar por ser com um pau e trouxa às costas a pedir esmola, para não morrermos à míngua. 

Está ainda  nas nossas mãos alterar o rumo  maquiavélico que algo ou alguém nos traçou. Mas uma coisa é certa: quem tem um bocado de terra e sabe cultivá-la, não vai morrer à fome.

(Clicar na foto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.