quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Para Elisa


Für Elise, de seu título original, é considerada uma das mais famosas composições de piano solo em todo o mundo. Esta partitura foi composta pelo músico e compositor, Ludwig Van Beethoven, nascido em Dezembro de 1770 em Bona e falecido em 26 de Março de 1827 em Viena de Áustria.
Sabe-se que Beethoven teria composto esta partitura em 1810 em honra de uma senhora a quem propôs casamento, chamada Therese Mafaldi, sobrinha de um médico italiano que se instalou em Viena em 1795. Mas Therese, por achar que Beethoven não seria o seu melhor marido, por ser muito autoritário, casou, mais tarde, em 1816, com o barão von Drosdick. O DVD abaixo, contém a versão para violino e orquestra:


(Pesquisa feita na google e "A Grande Música")
Após a publicação deste post verifiquei que não inseri correctamente o código do DVD, Für Elise, aparecendo outrossim o da sinfonia, Beethoven Violin Romance nº 2, que não tem nada a ver com aquela. Por favor vejam o que se diz sobre isto nos comentários abaixo.

3 comentários:

  1. Caro Amigo Fadigas:
    Há aqui um qualquer equívoco, pois a maravilhosa peça que o seu post inclui não tem absolutamente nada que ver com "Fur Elise"
    --desculpe a falta do trema no U. Trata-se, isso sim, do "Romance para Violino nº 2", com uma execução primorosa do solista e um acompanhamento notável da Orquestra.
    A peça para piano "Fur Elise" é uma peça simples, pensada para ser executada por uma aluna ainda com pouca habilitação técnica, e que eu terei muito gosto em tocar quando for possível, para o meu amigo esclarecer as suas dúvidas. De qualquer forma, o meu Muito Obrigado pela oportunidade que nos deu de escutar esta maravilha!...

    ResponderEliminar
  2. Caro Maestro,
    claro que o meu amigo é que percebe disto, mas o que eu digo é que se trata, da versão de Für Elise para violino e orquestra,que eu acho uma maravilha, embora em termos de rigor, a forma como a defino, seja um equívoco meu, como diz. Em baixo está o URL de Für Elise ou Per Elise a solo, piano, que, certamente, não é nenhuma novidade para si. Não me vou esquecer da sua promessa de tocar, com a mestria que lhe é habitual, a tal peça simples que eu terei o maior gosto em ouvir oportunamente.
    Abraço.
    http://www.youtube.com/watch?v=LQTTFUtMSvQ

    ResponderEliminar
  3. Caro Maestro,
    muito embora já tivesse reconhecido o meu equívoco, porque ao inserir o código do DVD me enganei, trocando o Für Elise pelo Violin Romance Nº 2 de Beetthoven, venho reiterar a razão que lhe assiste. Agora de férias e longe do stress quotidiano, parece-me que o meu erro não tem desculpa. Ambas as músicas são lindas, mas não têm nada a ver uma com a outra.
    Um grande abraço e até breve.

    ResponderEliminar

Os comentários serão publicados após análise do autor do blogue.